Por uma gênese do cinema ensaio latino-americano
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.199573Palavras-chave:
Filme-ensaio, Cinema latino-americano, Glauber Rocha, Cine Liberación, Arthur OmarResumo
Um verificado trânsito reflexivo fez reverberar tendências do cinema francês em países latino-americanos por volta dos anos 60-70, como foi o caso do cinema de autor. Apesar disso, nota-se uma incômoda ausência de obras latino-americanas em teorias que se propõem a delinear a gênese do cinema ensaio neste mesmo período. Assim, nos questionamos se manifestos e obras como as de Glauber Rocha, Fernando Solanas e Octavio Getino e Arthur Omar podem conformar inflexões ensaísticas na América Latina. Partimos da hipótese de que suas propostas tensionam instâncias como subjetividade, experiência pública e pensamento, reivindicando uma liberdade formal e estética que compartilha ideias e características recorrentes no domínio ensaístico.
Downloads
Referências
Referências Bibliográficas
ADORNO, Theodor W. Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.
ALMEIDA, Rafael de. “Entre a chegada e a partida: reciclagens do cinema doméstico no filme-ensaio”. MATRIZes, São Paulo, v. 11, n. 2, 2017.
ARAÚJO SILVA, Matheus. “Jean-Luc Godard e Glauber Rocha: um diálogo a meio caminho”. In: Godard inteiro ou o mundo em pedaços [S.l: s.n.], 2015.)
ASTRUC, Alexandre. “Nascimento de uma nova vanguarda: A “câmera-stylo””. In: OLIVEIRA, Luís Miguel (org.) Nouvelle vague. Catálogo da Cinemateca Portuguesa: Ciência gráfica, 1999.
CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Marker. Campinas: Papirus, 2015.
DÁVILA, Ignacio Del Valle. “Hacia un tercer cine: del manifiesto al palimpsesto”. El Ojo que piensa, Año 3. N°5, (Enero–Junio 2012).
DÁVILA, Ignacio Del Valle. “O conceito de" novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericano”. Revista Estudos Históricos, v. 26, n. 51, p. 173-192, 2013.
DÁVILA, Ignacio Del Valle. “Glauber Rocha y Cine Liberación: tensiones y transferencias en el cine revolucionário” In: ABREU, N.C.; SUPPIA, A.; FREIRE, M. (eds.). Golpe de vista: cinema e ditadura militar na América do Sul. São Paulo: Alameda Editorial. 2018..
GETINO, Octavio & SOLANAS, Fernando. “Hacia un tercer cine”, Tricontinental, no. 13, octubre, 1969.
GODARD, Jean-Luc. Godard on Godard. Nova York: Viking, 1972.
OMAR, Arthur. “O antidocumentário, provisoriamente”. In: NETO, Simplício (org.) Cineastas e imagens do povo – catálogo. Rio de janeiro: Jurureba Produções, 2010, p. 147-155.
ROCHA, Glauber. Revisão crítica do cinema brasileiro. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
ROCHA, Glauber. Revolução do Cinema Novo. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
SOBRINHO, Gilberto Alexandre. “Arthur Omar, Congo e o antidocumentário: mediações e crise na representação”. DOC On-line: Revista Digital de Cinema Documentário, n. 19, p. 124-135, 2016.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2009.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade. DOC On-line: Revista Digital de Cinema Documentário, n. 26, p. 25-35, 2019.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. Cinemas “não narrativos”: Experimental e documentário – passagens. São Paulo, SP: Alameda, 2012.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (Org). O Ensaio no Cinema – Formação de um Quarto Domínio das Imagens na Cultura Audiovisual Contemporânea. São Paulo: Hucitec, 2015.
TRUFFAUT, François. O prazer dos olhos: escritos sobre cinema. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2006.
Referências Filmográficas
CÂNCER. Direção: Glauber Rocha. 86min. https://artsandculture.google.com/asset/cancer-glauber-rocha/xQHHyvixKg3Ugg?hl=pt-pt. Último acesso 28/06/2021.
CONGO. Direção: Arthur Omar. Brasil. 12min. https://youtu.be/DP53o3gnS0M. Último acesso 28/06/2021.
DI-GLAUBER. Direção: Glauber Rocha. 16min https://youtu.be/mTaPy0VkK8g. Último acesso 28/06/2021.
LA HORA DE LOS HORNOS. Direção: Octavio Getino e Fernando Solanas. Argentina. 280min. https://youtu.be/z2HRWWyQ-kY. Último acesso 28/06/2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Paula de Aquino Caixeta, Laís de Lorenço Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 2021/06379-8