O cinema contemporâneo nas margens e o cosmopolitismo periférico a partir de Angela Prysthon
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.203112Palavras-chave:
Cosmopolitismo, Periférico, Cinema, Terceiro cinema, Angela PrysthonResumo
Esta resenha apresenta o recente livro da professora e pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Angela Prysthon (2022), Retrato das margens: do terceiro cinema ao cinema periférico, publicado pela Pontes Editoras, em que a autora rediscute o lugar que ocupam o terceiro cinema e o cinema periférico latino-americanos – com especial atenção para Argentina e Brasil, mas voltando-se também para o cinema português, francês, espanhol, palestino, entre outros –, no debate e na história do recente cinema mundial, a partir de uma releitura dos Estudos Culturais, na relação do realismo com diferentes culturas representadas pelo cinema de modo geral, tendo como ênfase um certo cosmopolitismo periférico.
Downloads
Referências
BEZERRA, J. A eterna novidade do mundo: especulações sobre um certo cinema contemporâneo. Rio de Janeiro: Garamond, 2019.
PRYSTHON, Â. Retratos das margens: do terceiro cinema ao cinema periférico. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022.
PRYSTHON, Â. O subalterno na tela: um novo cânone para o cinema brasileiro? In: XIII Encontro Anual da COMPÓS, 2004,
STAM, R.; SHOHAT, E. Crítica da imagem eurocêntrica. Tradução Marcos Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
STAM, R. Introdução à teoria do cinema. Tradução Fernando Mascarello. Campinas, SP: Papirus, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Iago Porfírio Porfírio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.