O cinema de Rithy Panh: tudo tem uma alma

Autores

  • Andrew I. Philip Arts and Humanities Research Council

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.205374

Palavras-chave:

Camboja, Rithy Panh, Documentário, Genocídio, Exílio

Resumo

Ao longo de quatro décadas fazendo filmes, o diretor Rithy Panh continua a expandir as possibilidades do cinema documentário. Suas experiências traumáticas com o regime desumano do Khmer Vermelho direcionam o impulso criativo que o torna o diretor mais famoso do Camboja. Esta coleção interdisciplinar explora preocupações geopolíticas globais como migração, exílio, imperialismo, e gênero, que Panh astutamente articula dentro das especificidades da história do Camboja. Panh não apenas expõe o papel que o cinema desempenha na reificação de estruturas de opressão, mas também mostra como ele pode produzir uma medida de redenção.

Downloads

Biografia do Autor

  • Andrew I. Philip, Arts and Humanities Research Council

    Doutorando, bolsista do Arts and Humanities Research Council - UK, e professor colaborador no departamento de Cinema, Teatro e) da University of Reading. Pesquisa complementar de doutorado realizada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Referências

BARNES, L.; MAI, J. The Cinema of Rithy Panh: Everything Has a Soul. New Brunswick: Rutgers University Press, 2021.

BENZAQUEN-GAUTIER, S; KLEINEN, J. “Archiving the Perpetrator”. In: BARNES, L.; MAI, J. (orgs.). The Cinema of Rithy Panh: Everything Has a Soul. New Brunswick: Rutgers University Press, 2021. p. 117-130.

CAZENAVE, J. “Rithy Panh as Chasseur d’images”. In: BARNES, L.; MAI, J. (orgs.). The Cinema of Rithy Panh: Everything Has a Soul. New Brunswick: Rutgers University Press, 2021. p. 72-85.

FRENCH, L. “Looking Back and Projecting Forward from Site 2”. In: BARNES, L.; MAI, J. (orgs.). The Cinema of Rithy Panh: Everything Has a Soul. New Brunswick: Rutgers University Press, 2021. p. 161-172.

LAROCCA, D. “Memory Translation: Rithy Panh’s Provocations to the Primacy and Virtues of the Documentary Sound/Image Index”. In: BARNES, L.; MAI, J. (orgs.). The Cinema of Rithy Panh: Everything Has a Soul. New Brunswick: Rutgers University Press, 2021. p. 188-201.

LY, B. “The “Mad Mother” in Rithy Panh’s Films”. In: BARNES, L.; MAI, J. (orgs.). The Cinema of Rithy Panh: Everything Has a Soul. New Brunswick: Rutgers University Press, 2021. p. 17-31.

MAI, J. “Resilience in the Ruins: Artistic Practice in Rithy Panh’s The Burnt Theater”. In: BARNES, L.; MAI, J. (orgs.). The Cinema of Rithy Panh: Everything Has a Soul. New Brunswick: Rutgers University Press, 2021. p. 32-45.

MORAG, R. “Rithy Panh, Jean Améry, and the Paradigm of Moral Resentment”. In: BARNES, L.; MAI, J. (orgs.). The Cinema of Rithy Panh: Everything Has a Soul. New Brunswick: Rutgers University Press, 2021. p. 144-158.

PHAY, S. “Rithy Panh: Storyteller of the Extreme”. In: BARNES, L.; MAI, J. (orgs.). The Cinema of Rithy Panh: Everything Has a Soul. New Brunswick: Rutgers University Press, 2021. p. 202-214.

SÁNCHEZ-BIOSCA, V. “Bophana’s Image and Narrative: Tragedy, Accusatory Gaze, and Hidden Treasure” In: BARNES, L.; MAI, J. (orgs.). The Cinema of Rithy Panh: Everything Has a Soul. New Brunswick: Rutgers University Press, 2021. p. 173-187.

UM, K. The Wounds of Memory: Poetics, Pain, and Possibilities in Rithy Panh’s Exile and Que la barque se brise. In: BARNES, L.; MAI, J. (orgs.). The Cinema of Rithy Panh: Everything Has a Soul. New Brunswick: Rutgers University Press, 2021. p. 46-58.

Publicado

2023-04-24

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Philip, A. I. (2023). O cinema de Rithy Panh: tudo tem uma alma. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 50, 1-9. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.205374