O cinema de Rithy Panh: tudo tem uma alma

Autores

  • Andrew I. Philip Arts and Humanities Research Council

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.205374

Palavras-chave:

Camboja, Rithy Panh, Documentário, Genocídio, Exílio

Resumo

Ao longo de quatro décadas fazendo filmes, o diretor Rithy Panh continua a expandir as possibilidades do cinema documentário. Suas experiências traumáticas com o regime desumano do Khmer Vermelho direcionam o impulso criativo que o torna o diretor mais famoso do Camboja. Esta coleção interdisciplinar explora preocupações geopolíticas globais como migração, exílio, imperialismo, e gênero, que Panh astutamente articula dentro das especificidades da história do Camboja. Panh não apenas expõe o papel que o cinema desempenha na reificação de estruturas de opressão, mas também mostra como ele pode produzir uma medida de redenção.

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Biografia do Autor

  • Andrew I. Philip, Arts and Humanities Research Council

    Doutorando, bolsista do Arts and Humanities Research Council - UK, e professor colaborador no departamento de Cinema, Teatro e) da University of Reading. Pesquisa complementar de doutorado realizada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Referências

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Publicado

04/24/2023

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Philip, A. I. (2023). O cinema de Rithy Panh: tudo tem uma alma. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 50, 1-9. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.205374