Realismo mítico no western: Os imperdoáveis, de Clint Eastwood

Autores

  • Mauro Baptista UEPR
  • Guillermo Giucci

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.207203

Palavras-chave:

Realismo, Mito, Literatura, Western

Resumo

Neste artigo, utilizamos o conceito de "realismo mítico" para analisar o filme Unforgiven (Os Imperdoáveis, 1992) de Clint Eastwood e fazer uma comparação entre a Odisseia de Homero e o western. Com base em estudos de mitologia, apresentamos as características do realismo mítico e analisamos os motivos da viagem, do nome e da vingança. Consideramos que o conceito de "realismo mítico" pode levantar novas questões sobre a relação entre realismo, mito, literatura e western. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mauro Baptista, UEPR

    Cineasta, escritor, ator e diretor de teatro. É doutor em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) e professor de Direção e Atuação no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (UEPR). No cinema, dirigiu o longa-metragem Jardim Europa e o telefilme A performance, entre outros. No teatro, dirigiu grandes sucessos como A festa de Abigail (Mike Leigh) e O jantar (Moira Buffini).

  • Guillermo Giucci

    Foi professor de Literatura Latino-Americana nas universidades de Princeton, EUA (1987-1989) e do Estado do Rio de Janeiro, Brasil (1992-2019). Leccionou como professor visitante na Universidade Albert-Ludwigs (Alemanha), Texas, Los Angeles, Universidade de Stanford (EUA). É autor de vários livros e artigos académicos. Desde 2020, é investigador na Agência Nacional de Investigação e Inovação, Uruguai. Em 2023 foi Investigador Sénior em Residência no Instituto de Estudios Avanzados del Litoral, Argentina. Atualmente oferece um curso virtual no Mestrado em Estudos Latino-Americanos na Universidade de Colónia, Alemanha.

Referências

AGUILAR, C. Sergio Leone. Madrid: Cátedra, 2009.

AUERBACH, E. Mímesis: La representación de la realidad en la literatura occidental. México: Fondo de Cultura Económica, 1996.

BARTHES, R. Mitologías. México, DF: Siglo XXI, 1999.

BONTE, P.; IZARD, M. Diccionario de Etnología y Antropología. Madrid: Akal, 1996.

CAMPBELL, J. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix, 1997.

CARROLL, N. Interpreting the movie image. United Kingdom: Cambridge University Press, 1998.

GIUCCI, G. “Viaje”. En. SINGH, D. Z.; GIUCCI, G.; JIRÓN, P. (org.). Términos clave para los estudios de movilidad en América Latina. Buenos Aires: Biblos, 2018, p. 197-206.

GIUCCI, G. Viajantes do maravilhoso: O Novo Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

HOBSBAWM, E. Un tiempo de rupturas. Sociedad y cultura en el siglo XX. Barcelona: Crítica, 2012.

HOMERO. Obras completas. Barcelona: Montaner y Simón Editores, 1927.

PEÑA-ARDID, C. Literatura y cine: Una aproximación comparativa. Madrid: Cátedra, 1992.

PIGLIA, R. Crítica y ficción. Buenos Aires: Planeta, 2000.

RAMA, Á. Transculturación narrativa en América Latina. Buenos Aires: Ediciones El Andariego, 2007.

SCHICKEL, R. Clint Eastwood: A Biography. New York: Vintage, 1997.

THE BEST 1960s Western movies, ranked. Ranker, Los Angeles, 1 Feb. 2024. Disponível em: https://www.ranker.com/list/best-60s-western-movies/ranker-film. Acesso em: 15 fev. 2024.

TODOROV, T. Introducción a la literatura fantástica. México: Premia, 1981.

Referencias audiovisuales

A MAN called Horse (Un hombre llamado Caballo). Elliot Silverstein, Estados ,Unidos, 1970.

BLADE runner. Ridley Scott, Estados Unidos, 1982.

C’ERA una volta il West (Érase una vez en el Oeste). Sergio Leone, Estados Unidos-Italia, 1968.

DJANGO. Sergio Corbucci, España-Italia, 1966.

DJANGO & Django. Luca Rea, Italia, 2021.

DRIVING Miss Daysy (Paseando a Miss Daisy). Bruce Beresford, Estados Unidos, 1989.

EL REINO de este mundo. Alejo Carpentier, México, 1949.

HIGH noon (A la hora señalada). Fred Zinnemann, Estados Unidos, 1952.

HIGH plains drifter (La venganza del muerto). Clint Eastwood, Estados Unidos, 1973.

IL BUONO, il brutto, il cattivo (El bueno, el feo y el malo). Sergio Leone, Alemania-España-Italia, 1966.

IL MIO nome è Nessuno (Mi nombre es Nadie). Tonino Valerii, Alemania-Italia, 1973.

LADRI di biciclette (Ladrones de bicicletas). Vittorio de Sica, Italia, 1948.

LITTLE big man (Pequeño gran hombre). Arthur Penn, Estados Unidos, 1970.

MISSISSIPPI burning (Arde Mississippi). Alan Parker, Estados Unidos, 1988.

PER UN pugno di dollari (Por un puñado de dólares). Sergio Leone, Alemania Occidental-España-Italia, 1964.

PER QUALCHE dollaro in più (La muerte tenía un precio). Sergio Leone, Alemania Occidental-España-Italia, 1965.

PLAY Misty for me (Escalofrío en la noche). Clint Eastwood, Estados Unidos, 1971.

ROMA, citta aperta (Roma, ciudad abierta). Roberto Rosselini, Italia, 1945.

SHANE (Raíces profundas). George Stevens, Estados Unidos, 1953.

THE BRIDGES of Madison County (Los puentes de Madison). Clint Eastwood, Estados Unidos, 1995.

THE MAN who shot Liberty Balance (El hombre que mató a Liberty Valance). John Ford, Estados Unidos, 1962.

THE SEARCHERS (Más corazón que odio). John Ford, Estados Unidos, 1956.

THE WILD bunch (La pandilla salvaje). Sam Peckinpah, Estados Unidos, 1969.

UN DOLLARO bucatto (Un dólar agujereado). Giorgio Ferroni, Francia-Italia, 1965.

UNFORGIVEN (Los imperdonables). Clint Eastwood, Estados Unidos, 1992.

YOJIMBO. Akira Kurosawa, Japón, 1961.

Publicado

2024-03-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Realismo mítico no western: Os imperdoáveis, de Clint Eastwood. (2024). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 50, 1-20. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.207203