Mares e Aquários: águas do deslugar no cinema de Karim Aïnouz
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.212899Palavras-chave:
Karim Aïnouz, Praia do Futuro, A vida invisível, deslugar/deslocamento, faltaResumo
O trabalho explora, a partir da análise comparativa de Praia do Futuro (Brasil/Alemanha, 2014) e A Vida Invisível (Brasil, 2019), ambos do cineasta Karim Aïnouz, os efeitos de sentidos simbólicos provocados pelos elementos espaciais que circundam as personagens. Buscamos identificar a forma como figuras da natureza, as cores e as escolhas de objetos cênicos refletem a condição psicológica e existencial das personagens, em diálogo com seus arcos dramáticos. Identificamos também a presença do deslugar (FISCHER, 2014), como elemento medular na construção estética e narrativa dos filmes abordados.
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Referências audiovisuais
PRAIA do Futuro. Karim Aïnouz, Brasil/Alemanha, 2014.
A VIDA Invisível. Karim Aïnouz, Brasil, 2019.
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