Mares e Aquários: águas do deslugar no cinema de Karim Aïnouz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.212899

Palavras-chave:

Karim Aïnouz, Praia do Futuro, A vida invisível, deslugar/deslocamento, falta

Resumo

O trabalho explora, a partir da análise comparativa de Praia do Futuro (Brasil/Alemanha, 2014) e A Vida Invisível (Brasil, 2019), ambos do cineasta Karim Aïnouz, os efeitos de sentidos simbólicos provocados pelos elementos espaciais que circundam as personagens. Buscamos identificar a forma como figuras da natureza, as cores e as escolhas de objetos cênicos refletem a condição psicológica e existencial das personagens, em diálogo com seus arcos dramáticos. Identificamos também a presença do deslugar (FISCHER, 2014), como elemento medular na construção estética e narrativa dos filmes abordados. 

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Biografia do Autor

  • Lucas Soares de Souza, Universidade Tuiuti do Paraná
    Doutorando em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Vinculado à linha de pesquisa Estudos do Cinema e Audiovisual. Bolsista CAPES-PROSUP. Membro do grupo de pesquisa TELAS: Cinema, Televisão, Streaming e Experiência Estética. Mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Licenciado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Claretiano. Bacharel em Estética e Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
  • Sandra Fischer, Universidade Tuiuti do Paraná
    Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da UTP. Docente Colaboradora do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da Unespar. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa TELAS: Cinema, Televisão, Streaming e Experiência Estética (UTP/CNPq).

Referências

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Referências audiovisuais

PRAIA do Futuro. Karim Aïnouz, Brasil/Alemanha, 2014.

A VIDA Invisível. Karim Aïnouz, Brasil, 2019.

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mares e Aquários: águas do deslugar no cinema de Karim Aïnouz . (2023). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 50, 1-26. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.212899