Mares e Aquários: águas do deslugar no cinema de Karim Aïnouz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.212899

Palavras-chave:

Karim Aïnouz, Praia do Futuro, A vida invisível, deslugar/deslocamento, falta

Resumo

O trabalho explora, a partir da análise comparativa de Praia do Futuro (Brasil/Alemanha, 2014) e A Vida Invisível (Brasil, 2019), ambos do cineasta Karim Aïnouz, os efeitos de sentidos simbólicos provocados pelos elementos espaciais que circundam as personagens. Buscamos identificar a forma como figuras da natureza, as cores e as escolhas de objetos cênicos refletem a condição psicológica e existencial das personagens, em diálogo com seus arcos dramáticos. Identificamos também a presença do deslugar (FISCHER, 2014), como elemento medular na construção estética e narrativa dos filmes abordados. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Soares de Souza, Universidade Tuiuti do Paraná
    Doutorando em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Vinculado à linha de pesquisa Estudos do Cinema e Audiovisual. Bolsista CAPES-PROSUP. Membro do grupo de pesquisa TELAS: Cinema, Televisão, Streaming e Experiência Estética. Mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Licenciado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Claretiano. Bacharel em Estética e Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
  • Sandra Fischer, Universidade Tuiuti do Paraná
    Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da UTP. Docente Colaboradora do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da Unespar. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa TELAS: Cinema, Televisão, Streaming e Experiência Estética (UTP/CNPq).

Referências

Referências bibliográficas

ADAMS, N. L.; FISCHER, S. “Na dialética, o deslugar: a Paris que liberta e aprisiona em ‘Le pont du nord’”. Revista Geminis, São Carlos, v. 11, n. 2, p. 285-300, 2020.

AUGÉ, M. Não-lugares: introdução a uma antropologia da sobremodernidade. Campinas: Papirus, 2010.

BELLOUR, R. Entre-imagens: foto, cinema, vídeo. Campinas: Papirus, 1997.

DELEUZE, G. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

FISCHER, S. “Azuis de Ozu e de Aïnouz: clausura e deslocamento”. In: FABRIS, M. et al. (org.). Estudos de cinema e audiovisual Socine. São Paulo, Socine. 2010a. v. 10, p. 318-326.

FISCHER, S. “Deslugar e deslocamento em O palhaço: imagens de transe e trânsito”. Interin, Curitiba, v. 12, n. 2, p. 1-14, 2011.

FISCHER, S. “O palhaço silencioso, melancólico Somewhere, perplexidades: o deslugar no cinema contemporâneo”. RuMoRes, São Paulo, v. 8, n. 15, p. 154-170, 2014. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.83571.

FISCHER, S. “Pai e filha, Não por acaso: cotidiano, lugar e deslugar”. Significação: revista de cultura audiovisual, São Paulo, v. 37, n. 34, p. 141-153, 2010b. DOI: 10.11606/issn.2316-7114.sig.2010.68118.

FLOCH, J.-M. Petites mythologies de l´oeil e de l´esprit: pour une sémiotique plastique. Paris: Hadès-Benjamins, 1985.

FLOCH, J.-M.. Identités visuelles. Paris: PUF, 1995.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1986.

FREUD, S. Obras completas, volume 6: três ensaios sobre a teoria da sexualidade, Análise fragmentária de uma histeria (“O caso Dora”) e outros textos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016a.

FREUD, S. Obras completas, volume 14: “O homem dos lobos” e outros textos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016b.

LACAN, J. O Seminário, livro 4: a relação do objeto. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

VAZ, A.; PRADO JÚNIOR, T. “O processo criativo de Karim Aïnouz: o movimento da imagem em criação”. Intexto, Porto Alegre, n. 48, p. 212-228, 2020. DOI: 10.19132/1807-8583202048.212-228.

Referências audiovisuais

PRAIA do Futuro. Karim Aïnouz, Brasil/Alemanha, 2014.

A VIDA Invisível. Karim Aïnouz, Brasil, 2019.

Downloads

Publicado

12/28/2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Souza, L. S. de ., & Fischer, S. . (2023). Mares e Aquários: águas do deslugar no cinema de Karim Aïnouz . Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 50, 1-26. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.212899