Montagem audiovisual à distância: tecnologia inovadora, inclusiva e multiusuário

Autores

  • Elianne Ivo Barroso Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Márcia Bessa Universidade Federal Fluminense
  • Maria Gabriela Capper Universidade Federal Fluminense
  • Carolina Rodrigues Universidade Federal Fluminense
  • Ivan Athanazio Universidade Federal Fluminense
  • Théo Brígida

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.214304

Palavras-chave:

Ensino audiovisual, Montagem, Tecnologia multiusuário, Inclusão, Sustentabilidade

Resumo

Neste artigo, discorremos sobre o projeto de criação da Ilha de Edição Remota (IER) – um servidor multiusuário cujo objetivo é disponibilizar softwares de pós-produção audiovisual à distância –, que já está em desenvolvimento na Universidade Federal Fluminense (UFF). Trata-se de um empreendimento de inovação tecnológica voltado tanto para a sustentabilidade como para o social. A IER permite o uso e reuso de dispositivos obsoletos como porta de entrada para o acesso ao servidor, prolongando a vida útil dos equipamentos. Quanto ao social, o projeto dará acesso gratuito ao corpo docente, discente e técnico das universidades, promovendo a chamada cidadania digital.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elianne Ivo Barroso, Universidade Federal Fluminense (UFF)
    Professora associada do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF). É responsável pela disciplina de Montagem e atualmente é vice-coordenadora do Bacharelado em Cinema e Audiovisual. Atua no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine) da UFF e no Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGMC/UFRJ) e coordena a incubadora Araci de Projetos de Cinema e Audiovisual onde supervisiona o projeto Ilha de Edição Remota do Impactos (Capes).
  • Márcia Bessa, Universidade Federal Fluminense
    Produtora, continuísta, pesquisadora e docente de Cinema e Audiovisual. Doutora em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Universidade de Chicago (UNIRIO/UChicago), Mestre em Ciência da Arte e Bacharel em Cinema & Vídeo pelo Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (IACS/UFF) e Licenciada em Artes Visuais pela Faculdade Mozarteum São Paulo (Famosp). Atualmente é Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine) da UFF. Artista A/v no Coletivo DUO2X4 e Professora na Pós-CAL.
  • Maria Gabriela Capper, Universidade Federal Fluminense
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (PPGCine/UFF) (bolsista Capes/ IMPACTOS – Brasil). Mestre em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduação e licenciatura em Música. Docente EBTT Música no Colégio Universitário Geraldo Reis/UFF.
  • Carolina Rodrigues, Universidade Federal Fluminense
    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (PPGCine/UFF). Pós-Graduação em Cinema Documentário pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV). Licenciatura em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Montadora de cinema e audiovisual.
  • Ivan Athanazio, Universidade Federal Fluminense
      Analista de Tecnologia da Informação, Gestor de Segurança da Informação para o Interior na Universidade Federal Fluminense (UFF) e um dos gestores do Setor de Tecnologia da Informação de Volta Redonda (STI/VCX). Atua com segurança da Informação, Gestão de Tecnologia da Informação e Inovação.
  • Théo Brígida

    Bacharel de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal Fluminense (UFF). Editor online na Conspiração filmes. 

Referências

AMIEL, V. Esthétique du montage. Paris: Armand Colin, 2022.

AUMONT, J. Le montage, “la seule invention du cinéma”. Paris : Vrin, 2015.

BORDWELL, D. The way Hollywood tells it: story and style in modern movies. Los Angeles: University of California Press, 2006.

BUSTAMANTE, J. “Poder comunicativo, ecossistemas digitais e cidadania digital”. In: SILVEIRA, Sérgio Amadeu (org.). Cidadania e redes digitais. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil: Maracá, 2010. p. 15-17.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. História e missão. Capes, 25 set. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/ capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/historia-e-missao. Acesso em: 13 fev. 2023.

CHATEAU, D. et al. Estética después del fin del arte: Ensayos sobre Arthur Danto. Madrid: Antonio Machado Libros, 2018.

COELHO, Franklin. “A cidade digital e a apropriação social da inovação tecnológica”. In: SILVEIRA, Sérgio Amadeu da (org.). São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil: Maracá – Educação e Tecnologias, 2010. p. 187-191.

IKEDA, M.; LIMA, D. Filme de Garagem. Catálogo-livro da Mostra Filme de Garagem. São Paulo: Centro Cultural da Caixa Econômica, 2014.

IVO-BARROSO, E.; SZAFIR, M. “Montadores brasileiros. Entre o anonimato e a força inventiva no audiovisual”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 42., 2019, Belém, PA. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2019. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/ R14-0644-1.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023.

IVO-BARROSO, E.; LEOCÁDIO, J. L; BLANCO, M. “O ensino da montagem audiovisual na UFF: da moviola ao ambiente virtual de aprendizagem”. Revista Brasileira dos Estudos de Cinema e Audiovisual, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 30-45, 2018. Disponível em: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/520. Acesso em: 23 mar. 2023.

FAUCON, T. Penser et Expérimenter le Montage. Paris: Presses Sorbonne Nouvelle, 2010.

HAYASHI, Silvia. “Timecode”. In: Montagem audiovisual: reflexões e experiências. IVO-BARROSO, E.; MOURÃO, Maria Dora; SZAFIR, Milena (org.). Rio de Janeiro: Autografia, 2021.

LA FERLA, J. Cine y digital. Aproximaciones a posibles convergencias entre el cinematógrafo y la computadora. Buenos Aires: Ediciones Manantial, 2009.

MANOVICH, L. The Language of the New Media. Cambridge, MA: The MIT Press, 2001.

PEARLMAN, K. Cutting Rhythms: Intuitive Film Editing. London: Routledge, 2015.

SUPERINTENDÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Sobre. Portal STI/UFF, 12 out. 2022. Disponível em: https://sti.uff.br/sobre/. Acesso em: 13 fev. 2023.

SHAVIRO, S. Post Cinematic Affect. London: John Hunt Publishing, 2010.

SHAW, J. “A nova arte midiática e a renovação do imaginário cinemático”. In: MACIEL, K. (org). Transcinemas. Coleção N-Imagem. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009. p. 193.

SILVEIRA, S. A. Para além da inclusão digital: poder comunicacional e novas assimetrias. In: BONILLA, M. H. S.; PRETTO, N. D. L. (orgs). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 49

VILLAIN, D. Le montage au cinéma. Paris: Editions Cahiers du Cinéma, 1991.

Downloads

Publicado

2024-03-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Montagem audiovisual à distância: tecnologia inovadora, inclusiva e multiusuário. (2024). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 50, 1-20. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.214304

Dados de financiamento