Montagem audiovisual à distância: tecnologia inovadora, inclusiva e multiusuário
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.214304Palavras-chave:
Ensino audiovisual, Montagem, Tecnologia multiusuário, Inclusão, SustentabilidadeResumo
Neste artigo, discorremos sobre o projeto de criação da Ilha de Edição Remota (IER) – um servidor multiusuário cujo objetivo é disponibilizar softwares de pós-produção audiovisual à distância –, que já está em desenvolvimento na Universidade Federal Fluminense (UFF). Trata-se de um empreendimento de inovação tecnológica voltado tanto para a sustentabilidade como para o social. A IER permite o uso e reuso de dispositivos obsoletos como porta de entrada para o acesso ao servidor, prolongando a vida útil dos equipamentos. Quanto ao social, o projeto dará acesso gratuito ao corpo docente, discente e técnico das universidades, promovendo a chamada cidadania digital.
Downloads
Referências
AMIEL, V. Esthétique du montage. Paris: Armand Colin, 2022.
AUMONT, J. Le montage, “la seule invention du cinéma”. Paris : Vrin, 2015.
BORDWELL, D. The way Hollywood tells it: story and style in modern movies. Los Angeles: University of California Press, 2006.
BUSTAMANTE, J. “Poder comunicativo, ecossistemas digitais e cidadania digital”. In: SILVEIRA, Sérgio Amadeu (org.). Cidadania e redes digitais. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil: Maracá, 2010. p. 15-17.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. História e missão. Capes, 25 set. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/ capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/historia-e-missao. Acesso em: 13 fev. 2023.
CHATEAU, D. et al. Estética después del fin del arte: Ensayos sobre Arthur Danto. Madrid: Antonio Machado Libros, 2018.
COELHO, Franklin. “A cidade digital e a apropriação social da inovação tecnológica”. In: SILVEIRA, Sérgio Amadeu da (org.). São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil: Maracá – Educação e Tecnologias, 2010. p. 187-191.
IKEDA, M.; LIMA, D. Filme de Garagem. Catálogo-livro da Mostra Filme de Garagem. São Paulo: Centro Cultural da Caixa Econômica, 2014.
IVO-BARROSO, E.; SZAFIR, M. “Montadores brasileiros. Entre o anonimato e a força inventiva no audiovisual”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 42., 2019, Belém, PA. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2019. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/ R14-0644-1.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023.
IVO-BARROSO, E.; LEOCÁDIO, J. L; BLANCO, M. “O ensino da montagem audiovisual na UFF: da moviola ao ambiente virtual de aprendizagem”. Revista Brasileira dos Estudos de Cinema e Audiovisual, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 30-45, 2018. Disponível em: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/520. Acesso em: 23 mar. 2023.
FAUCON, T. Penser et Expérimenter le Montage. Paris: Presses Sorbonne Nouvelle, 2010.
HAYASHI, Silvia. “Timecode”. In: Montagem audiovisual: reflexões e experiências. IVO-BARROSO, E.; MOURÃO, Maria Dora; SZAFIR, Milena (org.). Rio de Janeiro: Autografia, 2021.
LA FERLA, J. Cine y digital. Aproximaciones a posibles convergencias entre el cinematógrafo y la computadora. Buenos Aires: Ediciones Manantial, 2009.
MANOVICH, L. The Language of the New Media. Cambridge, MA: The MIT Press, 2001.
PEARLMAN, K. Cutting Rhythms: Intuitive Film Editing. London: Routledge, 2015.
SUPERINTENDÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Sobre. Portal STI/UFF, 12 out. 2022. Disponível em: https://sti.uff.br/sobre/. Acesso em: 13 fev. 2023.
SHAVIRO, S. Post Cinematic Affect. London: John Hunt Publishing, 2010.
SHAW, J. “A nova arte midiática e a renovação do imaginário cinemático”. In: MACIEL, K. (org). Transcinemas. Coleção N-Imagem. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009. p. 193.
SILVEIRA, S. A. Para além da inclusão digital: poder comunicacional e novas assimetrias. In: BONILLA, M. H. S.; PRETTO, N. D. L. (orgs). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 49
VILLAIN, D. Le montage au cinéma. Paris: Editions Cahiers du Cinéma, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elianne Ivo Barroso, Márcia Bessa, Maria Gabriela Capper, Carolina Rodrigues, Ivan Athanazio, Théo Brígida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento Edital Impactos 2022/Capes 300 mil reais