No meio do faroeste, tinha uma montanha: paisagens queerizadas

Autores

  • Daniel Oliveira Silva Universidade da Beira Interior

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.215311

Palavras-chave:

Cinema queer, Brokeback Mountain, Ataque dos Cães, Faroeste, Jane Campion

Resumo

O artigo analisa como Brokeback Mountain (2005), de Ang Lee, e Ataque dos Cães (2021), de Jane Campion, subvertem o imaginário do faroeste, usando o gênero sexual para desestabilizar o gênero cinematográfico. Ao explorar a justaposição do espaço doméstico com a natureza, e qual gênero sexual tradicionalmente pertence a cada um, os dois cineastas recorrem às ferramentas estéticas do melodrama romântico e do drama psicológico para desafiar a rigidez dessas configurações a partir de uma perspectiva queer. Como resultado, os longas desconstroem a masculinidade inerente ao faroeste, com a montanha surgindo como o elemento que traz à tona as implicações queer enterradas na paisagem do gênero.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel Oliveira Silva, Universidade da Beira Interior
    Doutorando em Media Artes, com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e mestre em Cinema pela Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em História da Cultura e da Arte pela mesma instituição, e pós-graduação em Roteiro para Cinema e TV, pelo Humber Institute, de Toronto. Atua como crítico desde 2004, sendo filiado à Associação Brasileira (Abraccine) e à Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci).

Referências

BAROUNIS, C. “Cripping heterosexuality, queering able-bodiedness: Murderball, Brokeback Mountain and the contested masculine body”. Journal of Visual Culture, v. 8, n. 1, p. 54-75, 2009. Disponível em https://doi.org/10.1177/1470412908091938, Acesso em 1º.07.2022

BERLANT, L. Cruel Optimism. Durham: Duke University Press, 2011.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CLARE, S. D. “(Homo)normativity’s Romance: Happiness and Indigestion in Andrew Haigh's Weekend”. In: Continuum, 27:6, 785-798, 2013. Disponível em https://doi.org/10.1080/10304312.2013.794197. Acesso em 05.12. 2022

ELSAESSER, T. “Tales of Sound and Fury: Observations on the family melodrama”. In: GLEDHILL, C. (ed.). Home is where the heart is. Londres: British Film Institute, 1987, p. 43-69.

HALBERSTAM, J. In a Queer time and place: transgender bodies, subcultural lives. New York University Press, 2005.

HALPERIN, D. M. How to be Gay. Harvard University Press, 2012.

KELLER, J. R., & JONES, A. G. “Brokeback Mountain: Masculinity and manhood”. Studies in Popular Culture, v. 30, n. 2, p 21-36, 2008. Disponível em https://www.jstor.org/stable/23416123. Acesso em 1º.07.2022

LEUNG, W. “So Queer Yet So Straight: Ang Lee's The Wedding Banquet and Brokeback Mountain”. Journal of Film and Video, v. 60, n. 1, p. 23-42, 2008. Disponível em https://www.jstor.org/stable/20688583. Acesso em 1º.07.2022

MANGAN, M. Staging masculinities: history, gender, performance. Nova York: Palgrave McMillan, 2003.

MENNEL, B. Queer cinema: schoolgirls, vampires, and gay cowboys. Nova York: Columbia University Press, 2012.

PACKARD, C. Queer cowboys: and other erotic male friendships in nineteenth-century American literature. Nova York: Palgrave Macmillan, 2005.

PATTERSON, E. On Brokeback Mountain: meditations about masculinity, fear, and love in the story and the film. Washington: Lexington Books, 2008.

RICH, A. “Heterossexualidade compulsória e existência lésbica”. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 4, n. 5, 27 nov. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/2309. Acesso em 1º.07.2022

RICH, B. R. New Queer Cinema: the director’s cut. Durham: Duke University Press, 2013.

SAVOY, E. “‘That ain’t all she ain’t’: Doris Day and queer performativity”. In: HANSON, E. (ed.). Outtakes: essays on queer theory and film. Durham: Duke University Press, 1999, p. 151-182.

SEDGWICK, E. K. Between men: English literature and male homosocial desire. Nova York: Columbia University Press, 1985.

WINTERTON, C. “Blurred lines: The case of Stranger by the Lake”. In: COLEMAN, L. & SIEGEL, C. Intercourse in television and film. Washington: Lexington Books, 2018, p. 43-65.

Filmografia

BROKEBACK Mountain (O Segredo de Brokeback Mountain). Ang Lee, EUA/Canadá, 2005.

CALAMITY Jane (Ardida como Pimenta). David Butler, EUA, 1953.

EL DORADO. Howard Hawks, EUA, 1966.

JOHNNY Guitar. Nicholas Ray, EUA, 1954.

THE POWER of the dog (Ataque dos Cães). Jane Campion, Reino Unido/Canadá/Austrália/Nova Zelândia/EUA, 2021.

RIO Grande (Rio Bravo). John Ford, EUA, 1950.

VERA Cruz. Robert Aldrich, EUA, 1954.

Downloads

Publicado

2023-10-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

No meio do faroeste, tinha uma montanha: paisagens queerizadas. (2023). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 50, 1-21. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.215311

Dados de financiamento