As canções: fabulação e ética da invenção em Eduardo Coutinho

Autores

  • Fernando do Nascimento Gonçalves UERJ

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71143

Palavras-chave:

Comunicação, cinema, produção de subjetividade, máquina estética, Eduardo Coutinho.

Resumo

Este texto discute os aspectos relacionais e subjetivos dos processos de criação de Eduardo Coutinho, particularmente em seu novo filme, As canções. Apoiado principalmente nos conceitos de fabulação e de ritornelo de Deleuze e Guattari, o texto buscará analisar seu modo de fazer cinema não como questão autoral, mas como prática de produção subjetiva, o que permite considerar esse seu fazer cinema como prática comunicativa pertencente a um território de invenção e a uma ética do acontecimento, como a entende Badiou.

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Biografia do Autor

  • Fernando do Nascimento Gonçalves, UERJ
    Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

12/23/2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gonçalves, F. do N. (2012). As canções: fabulação e ética da invenção em Eduardo Coutinho. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 39(38), 147-172. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71143