Argentina Sono Film e Cinédia: uma comparação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103648Keywords:
Argentina, Brasil, História do Cinema, Produção Cinematográfica, Estúdios.Abstract
O artigo compara a atuação da Cinédia, produtora cinematográfica brasileira fundada em 1930 por Adhemar Gonzaga, com a da Argentina Sono Film, criada em 1933 por Ángel Mentasti. O objetivo da comparação é descrever e analisar as estratégias de produção das empresas e a relação com o mercado nos primeiros anos de funcionamento de ambas, bem como as principais características dos filmes realizados no período. O artigo também descreve e coteja parte da trajetória de vida de Gonzaga e Mentasti.Downloads
References
BORDWELL, D.; STAIGER, J.; THOMPSON, K. El cine clásico de Hollywood: estilo cinematográfico y modo de producción hasta 1960. Barcelona: Paidós, 1997.
CALISTRO, M.; CENTRÁNGOLO, O.; ESPAÑA, C. et al. Reportaje al cine argentino – Los pioneros del sonoro. Buenos Aires: Anesa, 1978.
ESPAÑA, C. Medio siglo de cine. Buenos Aires: Abril, 1984.
GOMES, P. E. S. Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte. São Paulo: Perspectiva / Editora da Universidade de São Paulo, 1974.
GONZAGA, A. 50 Anos de Cinédia. Rio de Janeiro: Record, 1987.
NÚBILA, D. di. La época de oro – Historia del cine argentino I. 2ª Ed. Buenos Aires: Jilguero, 1998.
POSADAS, Abel. “La caída de los estudios ¿Solo el fin de una industria?” In: WOLF, Sergio (org.). Cine argentino – La otra historia. 2ª Ed. Buenos Aires: Letra Buena, 1994, p. 217-241.
RAMOS, Lécio Augusto. “GONZAGA, Adhemar”. In: RAMOS, Fernão Pessoa; MIRANDA, Luiz Felipe (orgs.). Enciclopédia do cinema brasileiro. 3ª Ed. São Paulo: Senac, 2012, p. 347-350.
_____; HEFFNER, Hernani. “Cinédia”. In: RAMOS, Fernão Pessoa; MIRANDA, Luiz Felipe (orgs.). Enciclopédia do cinema brasileiro. 3ª Ed. São Paulo: Senac, 2012, p. 167-169.
SCHVARZMAN, Sheila. “Entre Cinearte e Cinédia: Octavio Gabus Mendes e Mulher”. In: CATANI, Afrânio Mendes; GARCIA, Wilton; LYRA, Bernardette et al (orgs.). Estudos Socine de Cinema – Ano IV. São Paulo: Panorama, 2003, p. 262-271.
_____. Humberto Mauro e as imagens do Brasil. São Paulo: Editora da UNESP, 2004.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Arthur Autran Franco de Sá Neto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal must agree with the following terms:
- Authors keep their copyrights and grant the journal first time publication rights, having their articles simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows sharing texts with authorship recognition and first publication on this journal for non-commercial purposes.
- Authors are allowed to make additional contracts, for a non-exclusive distribution of the article’s version published on this journal (e.g.: publishing in institutional repositories of articles or as a book chapter), with authorship recognition and first publication on this journal.