Mr. Sandman, bring me a time machine: temporalidade, contingência e gênero em Back to the Future e Donnie Darko
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.106955Palabras clave:
Back to the Future, Donnie Darko, temporalidade, contingência, ambiência, ficção científicaResumen
o objetivo deste trabalho é abordar a questão da temporalidade (como fenômeno cinematográfico e cultural) a partir de dois filmes que, em suas enormes diferenças, encontram-se no terreno comum da temática da viagem no tempo e do drama/comédia adolescente: Back to the Future (Robert Zemeckis, 1985) e Donnie Darko (Richard Kelly, 2001). Partindo das teses de Hans Ulrich Gumbrecht sobre a problemática do aumento da contingência na experiência pós-moderna, empreende-se uma análise das ambiências temporais geradas nos dois filmes, bem como suas diferentes concepções de tempo e contingência.
Descargas
Referencias
BECK, J. C. “The concept of narrative: an analysis of Requiem for a Dream(.com) and Donnie Darko(.com)”. Convergence: the international journal of research into new media technologies, Bedfordshire, vol. 10, n. 3, 2004.
BOOTH, P. “Intermediality in film and internet: Donnie Darko and issues of narrative substantiality”. Journal of Narrative Theory, Michigan, vol. 38, n. 3, outono 2008.
CUA LIM, B. Translating time: cinema, the fantastic, and temporal critique. Durham: Duke University Press, 2009.
DOANE, M. A. The emergence of cinematic time: modernity, contingency, the archive. Cambridge: Harvard University Press, 2002.
ERNST, W. Chronopoetik: Zeitwesen und Zeitgaben technischer Medien. Berlin: Kadmos, 2012.
FELINTO, E. “Donnie Darko: imagem, tecnologias digitais e multimediação em um filme entre o underground e o massivo”. Contracampo, Niterói, n. 23, abr-jul. 2015.
FLUSSER, V. Gesten: Versuch einer Phänomenologie. Düsseldorf: Bollmann, 1993.
________. Medienkultur. Frankfurt am Main: Fischer, 1999.
________. Kommunikologie. Frankfurt am Main: Fischer, 2007.
GUMBRECHT, H. U. Stimmungen lesen: über eine verdeckte Wirklichkeit der Literatur. München: Carl Hanser, 2011.
________. After 1945: latency as origin of the present. Stanford: Stanford University Press, 2013.
________. “Allgegenwärtig und gehoben – ob unsere Gegenwart das Schöne absorviert”, comunicação na Bayerische Akademie der Schönen Künste (documento eletrônico inédito cedido pelo autor), 2014.
GENGARO, C. L. “Music in flux: musical transformation and time travel in Back to the Future”. In. NI FHLAINN, S. (org.). The worlds of Back to the Future: critical essays on the films. McFarland Publishers, 2010.
HARMAN, G. Quentin Meillassoux: philosphy in the making. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2011.
KING, G. Donnie Darko. London: Wallflower Press, 2007.
KRAJEWSKI, M. Restlosigkeit: Weltprojekte um 1900. Frankfurt am Main: Fischer, 2006.
LAND, N. Fanged noumena (collected writings, 1987-2007). Falmouth: Urbanomic, 2011.
LANGFORD, B. Film genre: Hollywood and beyond. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2005.
LEE, C. Screening generation X: the politics and popular memory of youth in contemporary cinema. Surrey: Ashgate, 2010.
MCCARTHY, E. “Back to the Fifties! Fixing the Future”. In. Ni Fhlainn, S. (org.). The worlds of Back to the Future: critical essays on the films. McFarland Publishers, 2010.
NEGARESTANI, R. Cyclonopedia – complicity with anonymous materials. Melbourne: Re.Press, 2008.
NI FHLAINN, S. (org.). The worlds of Back to the Future: critical essays on the films. McFarland Publishers, 2010.
PEIXOTO, N. B. “O futuro do passado: a pós-modernidade na ficção científica”. In. OLALQUIAGA, M.C (org.). Pós-Modernidade. Campinas: Unicamp, 1988.
SHAIL, A. & STOATE, R. Back to the Future. London: BFI Film Classic, 2010.
THACKER, E. In the dust of this planet – horror of philosophy vol. 1. Winchester: Zero Books, 2011.
WALTERS, J. “When people run in circles: structures of time and memory in DonnieDarko”. In. Lee, C. (ed.). Violating time: history, memory, and nostalgia in cinema. New York: Continuum, 2012.
YILMAZ, A. “The popularity of time travel in contemporary media: being Erica and time travel as individualised consumer choice”. Science Fiction Film and Television, Liverpool, vol. 6, n. 3, outono, 2013.
Referências audiovisuais
BACK to the Future (De volta para o futuro). Robert Zemeckis, Estados Unidos, 1985.
DONNIE Darko. Richard Kelly, Estados Unidos, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Erick Felinto
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.