A historicidade do cinema

Autores/as

  • Jacques Rancière Universidade de Paris VIII

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.133369

Palabras clave:

história, cinema, Jacques Rancière, regime estético.

Resumen

Este artigo de Jacques Rancière, publicado originalmente em 1998 no livro De l’histoire au cinéma, organizado por Antoine de Baecque e Christian Delage, trata da historicidade do cinema, na medida em que esta historicidade está intimamente relacionada ao “regime estético da arte”, que é um regime de compreensão da arte, em sua distinção entre o sensível e o pensável. O cinema, analisado no interior do “regime estético”, relaciona-se com sua historicidade na medida em que está entrelaçado em três acepções da palavra “história”: o tipo de trama em que um filme consiste, a função de memorialização que ele cumpre e a maneira como atesta uma participação em um destino comum.

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Biografía del autor/a

  • Jacques Rancière, Universidade de Paris VIII

    Filósofo e professor emérito da Universidade de Paris VIII. Atualmente tem dedicado seu trabalho à compreensão das
    relações entre estética e política. Autor de A partilha do sensível, O espectador emancipado e O destino das imagens.

Referencias

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Publicado

2017-12-19

Cómo citar

A historicidade do cinema. (2017). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 44(48), 245-263. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.133369