Cuerpo real y animado en Chris the Swiss
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.190348Palabras clave:
Representação e memória, Documentário de animação, Estratégias sensíveis de representaçãoResumen
El artículo busca discutir las experiencias vividas por sobrevivientes de situaciones atroces en una narrativa fílmica basada en historias de testimonios de guerras del siglo XX, provocadas por la mirada de la animación. Se analiza la obra cinematográfica Chris el Suizo, de la ilustradora y cineasta Anja Kofmel. En la película, el uso de la animación modula y define en discursos sensibles la propia naturaleza de la imagen cinematográfica.
Descargas
Referencias
ASSMAN, A. Espaço da Recordação: Formas e Transformações da Memória Cultural. Campinas: Unicamp, 2011.
BECKMAN, K. Animated Film Theory. Durham: Duke University Press, 2014.
CRAFTON, D. Before Mickey: Animated Film 1898-1928. Cambridge: MIT Press, 1982.
DIDI-HUBERMAN, G. Levantes. São Paulo: Sesc SP, 2017.
FENOLL, V. “Animación, Documental y Memoria. La Representación animada de la dictadura chilena”. Cuadernos.info, Santiago, n. 43, p. 45-60, 2018.
FOSTER, H. O que Vem Depois da Farsa. São Paulo: Ubu, 2021.
HARTMAN, G. “Holocausto, testemunho, arte e trauma”. In: SELIGMANN-SILVA, M. (org.). Catástrofe e Representação. São Paulo: Escuta, 2000. p 207-235.
KOFMEL, A. “Nuestra sociedad es vulnerable y fácil de manipular por la politica y los medios”. [Entrevista cedida a] Vladan Petkovic. Cineuropa, [S. l.], 22 mai. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3BTDoup. Acesso em: 21 set. 2022.
RANCIÈRE, J. A partilha do Sensível. São Paulo: Editora 34, 2005.
ROE, A. H. Animated Documentary. London: Palgrave Macmillan, 2013.
ROTHBERG, M. Traumatic Realism: The Demands of Holocaust Representation. Minnesota: University of Minnesota Press, 2000.
SELIGMAN-SILVA, M. História, Memória, Literatura: O Testemunho na Era das Catástrofes. São Paulo: Unicamp, 2003.
SELIGMAN-SILVA, M. “Toda Política é Política das Imagens”. In: KAMINSKI, R.; HONESKO, V.; SEREZA, L. C. (orgs.). Artes & Violências. São Paulo: Intermeios, 2020. p 159-181.
SERRA, J. J. “O Documentário Animado: Quando a Animação encontra o Cinema do Real”. Revista Rumores. ed. 10, 2011.
SERRA, J. J. “O Documentário Animado: Novas Abordagens na Representação da Realidade”. In: MAURÍCIO S. G. (org.). Pesquisa em Animação: cinema e poéticas tecnológicas. Belo Horizonte: Ramalhete, 2019. p 56-70.
WARD, P. Documentary: the margins of reality. London: Wallflower paperback, 2005.
ABUELAS. Afarin Eghbal, Reino Unido, 2011.
CRIS the swiss. Anja Kofmel, Suiça, 2018.
EL TECHO del Mundo. Rémi Chayé, França-Dinamarca, 2015.
FUNAN. Denis Do, França, 2018.
GOING Equipped. Peter Lord, Reino Unido, 1990.
GOLPE de Espejo. Claudio Díaz, Chile, 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Rafael Tassi Teixeira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.