EN VIVO DESDE EL CIBERESPACIO: O estaba sentado frente a mi computadora y apareció este tipo que pensó que era un robot
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2024.221599Palabras clave:
ao vivo, tempo real, live, performance, tecnologia digital, inteligência artificial, chatbotsResumen
A popularização da palavra inglesa live recentemente para simbolizar a produção de conteúdos audiovisuais ao vivo para a internet tem nesse artigo uma apresentação de seu percurso histórico, desde o advento desta palavra publicada em dicionário inglês pela primeira vez em 1934, à contextualização atual das implicações do ao vivo nas manifestações mais recentes de uma tecnologia digital em particular: os softwares de conversação, conhecidos por chatbots. Por esse motivo, apresentamos esta tradução para o português do ensaio Live from cyberspace, de Philip Auslander, que aborda as implicações destes softwares de conversação para a compreensão da performance ao vivo e a crise em torno do estado do ao vivo em relação às tecnologias digitais como uma discussão ontológica sobre quem a performa.
Descargas
Referencias
ATTALI, J. Noise: The Political Economy of Music. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1985.
AUSLANDER, P. Liveness: Performance in a Mediatized Culture. London, New York: Routledge, 1999.
BLAU, H. Blooded Thought: Occasions of Theatre. New York: Performing Arts Journal Publications, 1982.
LEONARD, A. Bots: The Origin of New Species. San Francisco: Hardwired, 1997.
PHELAN, P. Mourning Sex: Performing Public Memories. London: Routledge, 1997.
AUSLANDER, P. “Live from cyberspace: or, I was sitting at my computer this guy appeared he thought I was a bot”. PAJ: A Journal of Performance and Art, Cambridge, v. 24, n. 1, p. 16-21, 2002. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/3246456. Acesso em: 25 jan. 2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Jair Molina Jr.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.