A TV como reparação

Autores/as

  • Márcio Serelle Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68160

Palabras clave:

Entretenimento, Realismo, Telenovela, Merchandising social.

Resumen

A cultura da reparação, em nosso meio televisivo, define-se pela noção, compartilhada socialmente, de que a programação deve compensar a escassez de capital cultural de parte significativa da população, por meio de ações pedagógicas com fundo moral inseridas mesmo nos produtos ficcionais, resultando em um entretenimento fraturado, de realismo peculiar. Interessa-nos, neste artigo, discutir as formas desse realismo, notadamente nas telenovelas, que buscam, entre a verossimilhança e a veracidade, entre a mímesis genérica e o retratismo, seu modo de construir um “espelho erguido ao mundo” , como na conhecida metáfora de Stendhal. Pretende-se, assim, problematizar o merchandising social em algumas ficções televisivas, identificando nelas determinada responsabilidade que parece refutar as próprias potências do entretenimento.

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Biografía del autor/a

  • Márcio Serelle, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social – Interações Midiáticas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Publicado

2011-06-22

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Serelle, M. (2011). A TV como reparação. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 38(35), 75-89. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68160