Na margem da história

fotografia analógica, artistas e as imagens erradas

Autori

  • Ludimilla Carvalho Wanderlei Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.148839

Parole chiave:

historiografia, fotografia analógica, imagens erradas

Abstract

Este artigo analisa trabalhos fotográficos de Paolo Gioli e Dirceu Maués que utilizam o suporte analógico, discutindo a natureza elástica do tempo e sua duração. Buscamos pensar o caráter experimental ensejado pelo uso de câmeras artesanais e investigar os atravessamentos entre cinema, fotografia e pintura. Estes exemplos de imagens, somados aos trabalhos de artistas contrários ao modelo da imagem pura e direta consagrada pela “forma fotografia”, ajudam a escrever na contemporaneidade uma historiografia particular do medium fotográfico, caracterizada por uma estética dos ruídos, do imprevisto, do caos.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Ludimilla Carvalho Wanderlei, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM/UFPE) com pesquisa no campo da fotografia. Mestre pelo mesmo programa e graduada em Radialismo e TV pela mesma instituição. Bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado Pernambucano (Facepe). Produtora de audiovisual, roteirista e cineclubista.

Riferimenti bibliografici

AMAR, P.-J. História da fotografia. Lisboa: Edições 70, 2011.
BELLOUR, R. Entre-imagens. São Paulo: Papirus, 1997.
COSTA, A. “Apresentação”. In: COSTA, A. (org.). Possibilidades da câmera obscura. Rio de Janeiro: Projeto Subsolo, 2015. p. 2-9.
COUCHOT, E. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
CRUZ, N. V.; ABREU, E. “O discurso do fim da fotografia com o advento do digital: considerações a partir de A Última foto, de Rosângela Rennó”. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 32., 2009, Curitiba. Anais… Curitiba: Universidade Metodista de Piracicaba, 2009. Disponível em: https://bit.ly/2I7KrFV. Acesso em: 23 set. 2018.
FATORELLI, A. “Entre o analógico e o digital”. In: FATORELLI, A.; BRUNO, F. (orgs.). Limiares da imagem: tecnologia e estética na cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Mauad X, 2006. p. 19-38.
FATORELLI, A. Fotografia contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. São Paulo: Senac, 2013.
FATORELLI, A. Notas sobre a fotografia analógica e digital. Discursos fotográficos, Londrina, v. 13, n. 22, p. 52-68, 2017.
FATORELLI, A.; CARVALHO, V. “A câmera escura na fotografia brasileira contemporânea”. In: COSTA, A. (org.). Possibilidades da câmera obscura. Rio de Janeiro: Projeto Subsolo, 2015. p. 46-53.
FERNANDES JUNIOR, R. “Processos de criação na fotografia: apontamentos para o entendimento dos vetores e das variáveis da produção fotográfica”. Facom, São Paulo, n. 16, 2006.
FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
FONTCUBERTA. J. O beijo de Judas: fotografia e verdade. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.
GIOLI, P. Nature attraverso/Crosswise Natures. Milão: Silvana, 2017. (Catálogo).
LENOT, M. “Flusser e os fotógrafos, os fotógrafos e Flusser”. Flusser Studies, Lugano, n. 24, p. 1-18, dez. 2017a.
LENOT, M. Jouer contre les Appareils. Arles: Photosynthèses, 2017b.
MACHADO, A. “Anamorfoses cronotópicas ou a quarta dimensão da imagem”. In: PARENTE, A. (org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. p. 100-116.
MANOVICH, L. “Novas mídias como tecnologia e ideia: dez definições”. In: LEÃO, L. (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Senac, 2005. p. 23-50.
MAUÉS, D. Extremo horizonte: fotografia pinhole panorâmica. 2012. Monografia (Bacharelado em Artes Plásticas) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2012.
NEWHALL, B. Historia de la fotografía. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
PARENTE, A. “A forma cinema: variações e rupturas”. In: MACIEL, K. (org.). Transcinemas. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009. p. 23-47.
PARENTE, A. Passagens entre fotografia e cinema na arte brasileira. Rio de Janeiro: +2, 2015.
SALLES, C. A fotografia no contexto da experimentação contemporânea. Revista Discursos Fotográficos, Londrina, v. 11, n. 19, p. 169-190, 2015.
ZORZAL, B.; MENOTTI, G. Entrevista: o filósofo François Soulages e a estética da fotografia na era digital. Zum, São Paulo, 2 out. 2017.

Pubblicato

2019-07-01

Come citare

Na margem da história: fotografia analógica, artistas e as imagens erradas. (2019). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 46(52). https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.148839