Campo de migrações: Fabiano, Manuel, Ranulfo e os anônimos do sertão

Autori

  • Ismail Xavier Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2006.65632

Parole chiave:

Cinema brasileiro, Cinema Novo, Cinema contemporâneo, Sertão.

Abstract

Esse artigo compara filmes brasileiros recentes - "Baile perfumado" (1996) e "Cinema, aspirinas e urubus" (2005)- com clássicos de Cinema Novo, como "Vidas secas", ''Os fuzis" e "Deus e o diabo na terra do sol". Seu objeto é o deslocamento ocorrido nos anos 1990 na representação da experiência migratória do sertão. A análise destaca a maneira como os filmes concebem seus personagens principais e dão sentido às suas experiências, tanto em conexão com a representação de tipos sociais para os quais a migração é uma necessidade social.(Cinema Novo),.quanto a representação de indivíduos que enfrentam encontros inesperados e vivem a migração como uma experiência singular; revestida de um caráter transnacional (produções das últimas décadas).

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Pubblicato

2006-12-23

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

Campo de migrações: Fabiano, Manuel, Ranulfo e os anônimos do sertão. (2006). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 33(26), 25-41. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2006.65632