Cinema e jornalismo: o melodrama e a tragédia moderna
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2008.65677Palavras-chave:
Jornalismo, cinema, telejomalismo, melodrama, tragédia.Resumo
O cinema clássico e o telejornalismo possuem formas de narrar aproximáveis. Eles são semelhantes na busca da "objetividade" e na ênfase ao melodrama e ao espetáculo como eixo de identificação do espectador. Doces Poderes (1996), de Lucia Murat, se situa nessa chave. Um céu de estrelas (1996), da cineasta Tata Amaral, se distancia do melodrama, se aproxima de um sentido de tragédia e critica os procedimentos objetivos do telejornalismo. A análise dos filmes possibilita averiguar como o cinema brasileiro representa o telejornalismo e avalia as proximidades e diferenças entre os dois campos.Downloads
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Publicado
2008-12-23
Edição
Seção
Artigos
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Copyright (c) 2008 Lisandro Nogueira
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Como Citar
Cinema e jornalismo: o melodrama e a tragédia moderna. (2008). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 35(30), 121-134. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2008.65677