Fotografia de fotopublicidade na ambientação urbana de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68165Parole chiave:
Fotografia, Hélvio Romero, Fotopublicidade, Ambientação urbana, Narrativa crítica do consumo.Abstract
Esse artigo analisa fotografias de Hélvio Romero que retratam fotos publicitárias nas ruas da maior cidade da América do Sul, São Paulo. Partindo da constatação de que os outdoors agem sobre uma população citadina muito diversificada, indagamos quais são os processos de organização desse tipo de fotografia, ao ser instalada na cidade, apropriando-se de sua arquitetura e de seu traçado viário. No âmbito da publicidade ambiental, a fotografia torna-se produtora de cenas que são transfiguradas em lugares de específicos investimentos semânticos de valorização dos atributos físicos das figuras do enunciado, que são empregadas para destacar a narrativa da sexualidade, aí concebida como narrativa basilar do consumo.Downloads
La data di download non è ancora disponibile.
Dowloads
Pubblicato
2011-06-22
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Copyright (c) 2011 Ana Claudia de Oliveira
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Come citare
Fotografia de fotopublicidade na ambientação urbana de São Paulo. (2011). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 38(35), 131-151. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68165