A geometria barroca do destino
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70892Parole chiave:
Cinema, Literatura, Imagem e som, Narrador, TransposiçãoAbstract
Análise da leitura que o filme Lavoura arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho, faz do romance homônimo de Raduan Nassar (1975), com ênfase nas diferenças que se produzem na condução de um projeto marcado pela sintonia entre escritor e cineasta. No filme, há a forte presença da voz overdo narrador, que transpõe passagens do texto de Raduan. No romance, a palavra é soberana; no cinema, ela deve interagir com a mise-en-scène; imagem e som compõem uma nova dinâmica, que define a originalidade das escolhas do cineasta e sua concepção da tragédia familiar.Downloads
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Pubblicato
2011-12-22
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Artigos
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Come citare
Xavier, I. (2011). A geometria barroca do destino. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 38(36), 9-33. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70892