As canções: fabulação e ética da invenção em Eduardo Coutinho

Autori

  • Fernando do Nascimento Gonçalves UERJ

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71143

Parole chiave:

Comunicação, cinema, produção de subjetividade, máquina estética, Eduardo Coutinho.

Abstract

Este texto discute os aspectos relacionais e subjetivos dos processos de criação de Eduardo Coutinho, particularmente em seu novo filme, As canções. Apoiado principalmente nos conceitos de fabulação e de ritornelo de Deleuze e Guattari, o texto buscará analisar seu modo de fazer cinema não como questão autoral, mas como prática de produção subjetiva, o que permite considerar esse seu fazer cinema como prática comunicativa pertencente a um território de invenção e a uma ética do acontecimento, como a entende Badiou.

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Biografia autore

  • Fernando do Nascimento Gonçalves, UERJ
    Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Pubblicato

2012-12-23

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

As canções: fabulação e ética da invenção em Eduardo Coutinho. (2012). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 39(38), 147-172. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71143