Estudos Culturais aplicados a pesquisas em mídias audiovisuais: o circuito da cultura como instrumental analítico

Autori

  • Flavi Ferreira Lisboa Filho Programa de Pós-Graduação em Comunicação Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Luiza Coiro Moraes Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário La Salle

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.85103

Parole chiave:

Estudos Culturais, Circuito da cultura, Mídias audiovisuais

Abstract

O artigo propõe o circuito da cultura de Paul Du Gay et al. (1997) como instrumento analítico de mídias audiovisuais. Apelando a pesquisas orientadas por seus autores como exemplos, o artigo promove uma reflexão sobre os eixos que compõem esse circuito — representação, identidade, produção, consumo e regulação. Conclui, então, que para atender às processualidades analíticas das mídias audiovisuais contemporâneas, é preciso articular algumas instâncias a esses eixos, e apresenta a sua proposta.

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Biografie autore

  • Flavi Ferreira Lisboa Filho, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Universidade Federal de Santa Maria
    Professor no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pesquisador líder do Grupo de Pesquisa Estudos culturais e audiovisualidades.
  • Ana Luiza Coiro Moraes, Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário La Salle
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário La Salle, Doutora em Comunicação Social e Pós-Doutora em Comunicação e Cultura, Pesquisadora do GP Estudos Culturais e Audiovisualidades

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Pubblicato

2014-12-04

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

Lisboa Filho, F. F., & Moraes, A. L. C. (2014). Estudos Culturais aplicados a pesquisas em mídias audiovisuais: o circuito da cultura como instrumental analítico. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 41(42), 67-86. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.85103