Labirintos do trabalho no cinema brasileiro: Fragmentos para uma história da representação da classe trabalhadora no filme de ficção

Autores

  • Alfredo Suppia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.83426

Palavras-chave:

Cinema, trabalho, classe trabalhadora, Cinema Novo, Cinema da Retomada.

Resumo

Este artigo procura isolar o tema “trabalho” do contexto mais amplo
de “popular”, no sentido de observar mais detidamente formas
e estratégias de representação da classe trabalhadora no cinema
brasileiro, sugerindo um itinerário de investigações para pesquisas
futuras mais “verticalizadas”. Assim, propomos uma trajetória de
análise que parte do período silencioso, passando pela emergência do
cinema moderno no Brasil e pelos anos 1980, chegando ao cenário
da “Retomada” (período aproximado entre 1993 e 2003).

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Biografia do Autor

  • Alfredo Suppia

    Doutor em Multimeios (Unicamp), professor de cinema da
    Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pós-doutorando na ECA-
    USP. E-mail: alsuppia@gmail.com.

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Publicado

2014-07-31

Como Citar

Suppia, A. (2014). Labirintos do trabalho no cinema brasileiro: Fragmentos para uma história da representação da classe trabalhadora no filme de ficção. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 41(41), 178-197. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.83426