Sobre a Revista

Licença Creative Commons

Foco e Escopo

A Revista Signos do Consumo, sediada no Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, surge a partir da iniciativa de parte do corpo docente da Escola de Comunicações e Artes da USP, especializado nos estudos da publicidade e da propaganda, relações públicas e nos fenômenos do mercado e do consumo, que acumula um histórico de mais 40 anos na produção de conhecimento nesta área da comunicação, sendo responsável também por boa parte da formação de pesquisadores mestres e doutores em atuação em várias Instituições de Ensino Superior em âmbito nacional, o que coloca a ECA/USP em um cenário de reconhecido mérito nacional e internacional, principalmente no contexto latino-americano.

A partir disso, entende-se que a publicação eletrônica em pauta, configura-se como uma resposta e uma proposta arrojada, encabeçada pela Escola de Comunicações e Artes, que considera a carência de periódicos especializados na área de propaganda e consumo. Dessa forma, a Revista Signos do Consumo da ECA/USP chega em um momento mais que oportuno. Seu lançamento tem como missão criar um espaço de intercâmbio de conhecimentos em rede, por meio de artigos científicos e resenhas de livros, para a comunidade científica nacional e internacional interassada em divulgar os resultados de suas pesquisas, ensaios e reflexões referentes aos estudos da área de Comunicação que tenham como objeto de investigação a publicidade, a Propaganda e os fenômenos do consumo.

Dessa maneira, na expectativa de ampliar sem preconceitos as reflexões e discussões de pesquisas sobre a comunicação midiática da publicidade, da propaganda, das relações públicas e dos estudos sobre efeitos do consumo nas culturas contemporâneas, a Revista Signos do Consumo busca abrir novos horizontes de diálogo entre os investigadores do Brasil e de outros países em suas edições semestrais.

Esta publicação, que conta com o apoio do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA/USP e da Associação de Apoio a Arte e Comunicação (ARCO), pretende-se como um espaço de divulgação, que trata sobre os fenômenos midiáticos da publicidade e propaganda, relações públicas bem como suas conseqüências no consumo e na vida sociocultural contemporânea, em seu verdadeiro estatuto complexo e interdisciplinar, buscando trazer contribuições teórico-metodológicas a partir destes objetos, ao campo epistêmico híbrido das Ciências da Comunicação.

Idiomas dos artigos para publicação: Português, Espanhol e Inglês

ISSN: 1984-5057

Processo de Avaliação pelos Pares

I. Apreciação pelo Conselho Editorial

Os trabalhos enviados serão inicialmente apreciados pelo Conselho Editorial, que avalia a pertinência da submissão em relação ao escopo e às normas da revista. Em seguida, os trabalhos então aprovados são encaminhados, em sistema de avaliação cega (sem referência à autoria), para avaliação de dois pareceristas externos (Referees). 

II. Do trabalho dos membros do Conselho Técnico-Científico e dos Referees

Os professores e pesquisadores da Signos do Consumo, que compõem o seu Conselho Técnico-Científico, bem como o corpo de Referees exercerão essa atividade de forma voluntária, não remunerada, respeitando as normas para publicação da Revista. Os membros do Conselho Técnico-Científico e os Referees analisarão no máximo dois artigos por ano. 

A Revista Signos do Consumo conta com um grupo de Referees formados por professores doutores de várias outras universidades no Brasil e no exterior. Os artigos submetidos à avaliação serão encaminhados para dois avaliadores pertencentes ao Conselho Técnico-Científico e/ou aos Referees que terão até 30 dias para avaliar. Os Referees serão convidados pelo Comitê Editorial e deverão preencher uma ficha cadastral contendo informações sobre suas áreas de pesquisa e interesses. A ficha de avaliação será homologada pelo Comitê Editorial da Revista Signos do Consumo.

III. Processo de avaliação dos artigos

A Signos do Consumo realiza um processo de avaliação de todos os artigos recebidos (peer-review) para publicação. Ao chegarem, os artigos são salvos numa pasta com identificação numérica e, nesse momento, é feita uma cópia anônima. Esta cópia é que será enviada aos avaliadores. Caso sejam aprovados na pré-avaliação do comitê editorial, os artigos são encaminhados para dois avaliadores sem a identificação dos autores e instituições (double blind review). Nos casos de controvérsias entre as avaliações dos pareceristas, a decisão final é realizada pelo Conselho Editorial. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa dos seus artigos. Em caso de aceite de trabalhos que necessitem de modificações pontuais, o Conselho Editorial entrará em contato com o autor, devendo o trabalho ser reformulado no prazo máximo de trinta dias. Os nomes dos autores somente serão revelados quando o artigo for publicado. 

IV. Prazo de avaliação-publicação

O processo todo tem duração média de seis meses, variando conforme a quantidade de artigos enviados no período e a área em questão.

V. Taxa de rejeição

No ano de 2022, a taxa de rejeição de trabalhos foi de 50%.

Periodicidade

Semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Política de ética e plagiarismo

 Este periódico segue as recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE) e os códigos de ética habituais para revistas científicas, de modo a garantir a integridade acadêmica no relacionamento entre autores, avaliadores e editores. Para tanto, esses devem comprometer-se com as seguintes exigências:

Autor(es):

- Autores são responsáveis ​​pelos trabalhos submetidos à Revista e devem respeitar os padrões éticos em pesquisa e divulgação científica, tal como creditar propriamente por meio de hierarquização de autoria por ordem de contribuição todos os pesquisadores que colaboraram significativamente para a elaboração do trabalho submetido;

- Estudos que envolvam pesquisa com seres humanos devem ser antes avaliados por um comitê de ética e a aprovação deve ser formalmente apresentada no artigo.

- Conflitos de interesse de quaisquer tipos (pessoais, comerciais, políticos, acadêmicos ou financeiros) devem ser claramente declarados aos Editores na submissão dos textos e em nota de rodapé, bem como todos os apoios financeiros para desenvolvimento do estudo;

- Publicações de versões anteriores do trabalho devem ser indicadas em nota de rodapé;

- Autores devem divulgar e citar corretamente todas as referências e fontes para elaboração do texto e estar comprometidos com a precisão dos dados apresentados.

 Revisores:

- No processo de revisão por pares, as conclusões emitidas no parecer devem ser objetivas e não apresentar conflitos de interesse. Quaisquer conflitos relevantes devem ser notificados aos editores;

- A avaliação do manuscrito é confidencial e esse não pode ser copiado ou citado pelo parecerista antes de publicação formal;

- Os revisores solicitados devem prover respostas rápidas, de forma precisa, cortês e imparcial. Se não estiver disponível para realizar uma avaliação, o revisor deve informar os editores imediatamente.

- Caso suspeitem de uma má conduta, tais como plágio, falsificação de dados, trabalho já enviado a outras publicações, conflitos de interesse etc., revisores devem notificar os editores.

- Os revisores devem sugerir ao autor trabalhos relevantes para a investigação que não tenham sido citados e possam contribuir no aperfeiçoamento do manuscrito.

Editores:

- As submissões são avaliadas por software antiplágio. Em caso de identificação de plágio, os editores devem solicitar esclarecimentos do autor. A revista não publicará texto com plágio confirmado;

- Revisores são escolhidos a partir de sua especialidade e conhecimento na área do trabalho submetido, buscando-se evitar quaisquer tipos de conflitos de interesse que comprometam a avaliação do trabalho;

- Serão investigados todos os casos possíveis de má conduta notificados por revisores ou leitores, que podem indicar suas suspeitas diretamente ao e-mail da revista. Nos casos graves de violação da ética, os editores buscarão consultoria externa;

- Caso seja observada a veracidade de uma denúncia, o Comitê Editorial adotará as medidas necessárias, desde a correção ou exclusão do documento em casos mais simples, ou uma carta formal ao diretor da instituição patrocinadora do autor em casos de maior gravidade.

 

Uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) em publicações científicas

O uso de ferramentas de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT e outros Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs), em publicações acadêmicas tem crescido rapidamente. Alinhada a organizações como a COPE, a Signos do Consumo reforça que tais ferramentas não podem ser atribuídas como autoras de artigos.

Autores que fizerem uso de ferramentas de IA na redação do manuscrito, na produção de imagens ou elementos gráficos, ou na coleta e análise de dados, devem declarar de forma transparente, na seção de Materiais e Métodos (ou seção equivalente), como a ferramenta foi utilizada e qual ferramenta foi empregada. A responsabilidade integral pelo conteúdo do manuscrito, incluindo trechos gerados com auxílio de IA, permanece com os autores, que também respondem por eventuais infrações à ética em publicação.

 

Indexação

A revista Signos do Consumo integra as seguintes bases de indexadores e diretórios de referências nacionais e internacionais:

Redalyc - Red de Revistas Científicas

DOAJ - Directory of Open Access Journals 

LATINDEX – Sistema Regional de Informação Online para Revistas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal

LatinREV - Red Latinoamericana de Revistas

Diadorim - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Portal de Periódicos - CAPES – Ministério da Educação

Portal oasisbr

Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

Além de estar avaliada por sua qualidade de produção intelectual na seguinte plataforma:

Sistema Qualis - CAPES – Ministério da Educação

 

Indicadores

Índice h5 (Google Scholar): 6

 

Fontes de Apoio

ABCD – Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais

Signos do Consumo não cobra pelo processamento de artigos.