Semiótica da marca dos produtos Procter & Gamble no filme “minha mãe é uma peça”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v6i1p71-92Palavras-chave:
publicidade-entretenimento, semiótica da marca, cinemaResumo
Este artigo analisa a estratégia de publicidade-entretenimento de integração de produtos em filmes (DONATON, 2007), que se destacam em “Minha Mãe é uma peça”, filme nacional mais assistido nos cinemas brasileiros em 2013, usando como instrumento de análise semiótica de Peirce. O cinema brasileiro passa, desde os últimos 20 anos, por um período de crescimento, chegando em 2000 Com uma presença significativa na cultura nacional. Ano após ano, os filmes brasileiros se destacam entre os mais assistidos no país. Isso tem contribuído para a organização do cinema como indústria, como no caso de filmes produzidos pela Globo Filmes, por exemplo. Com uma indústria cinematográfica em formação, tem sido cada vez mais frequente integração de produtos, marcas e publicidade no conteúdo dos filmes nacionais. O estudo analisa a estratégia de integrações de produtos da Procter & Gamble na história. Pretende-se verificar a contribuição dessa estratégia como elemento de expressividade da marca (PEREZ, 2004), na construção de valores simbólicos para os consumidores.Downloads
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Publicado
2014-06-03
Edição
Seção
Artigos
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Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-SA.
Como Citar
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Semiótica da marca dos produtos Procter & Gamble no filme “minha mãe é uma peça”. Signos do Consumo, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 71–92, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v6i1p71-92. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/101401.. Acesso em: 8 jan. 2025.