Deslizando pelas categorias sígnicas de C. S. Peirce: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v9i1p4-16Palavras-chave:
deslizamento de categoria, símbolo, interpretante, semiótica aplicada, marcaResumo
Ao apropriar-se, fonética e graficamente, da fórmula da água (o legissígno simbólico H2O), a marca de refrigerantes H2OH! adotou uma estratégia semiótica peculiar: deslocou um signo predominantemente de terceiridade para a primeiridade, habilitando-o a gerar, preferencialmente, interpretantes na esfera qualitativa-sugestiva. Neste trabalho, fazemos a análise semiótica da marca grafada no rótulo da bebida, com enfoque nos interpretantes da divisão dos signos em dez tricotomias.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-06-07
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-SA.
Como Citar
SANTOS, Marcelo; BORGES, Priscila. Deslizando pelas categorias sígnicas de C. S. Peirce: um estudo de caso. Signos do Consumo, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 4–16, 2017. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v9i1p4-16. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/109473.. Acesso em: 23 nov. 2024.