PubliCIDADE e as mascotes no mercado paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v11i2p15-25

Palavras-chave:

Mascotes, Personagens, PubliCIDADE, Consumo, Belém, Marca

Resumo

O artigo tem por premissa apresentar as pesquisas realizadas sobre as mascotes, personagens e personalidades do imaginário amazônico utilizadas no mercado paraense, para a construção e a sustentação de marcas. O estudo e a análise das peças publicitárias têm como foco o registro histórico das representações imagéticas das mascotes utilizadas pelas empresas comerciais na cidade de Belém do Pará, além de estudá-las como forma de publicização de marcas, produtos e serviços locais e regionais. A pesquisa revelou que as mascotes de marcas da região são prioritariamente compostas por animais domésticos e outros de baixo ou nenhum envolvimento cotidiano, o que evidencia o distanciamento da vasta fauna e do imaginário amazônico. Quando surgem as mascotes imaginativas, também as referências são distantes, como a utilização de mitos romanos ou de figuras universais, como o gênio. O maior vínculo de sentido local está na representação plural e extensiva da Nossa Senhora de Nazaré como personagem, portanto, mascote das festividades do Círio. O referido artigo, a partir do projeto de pesquisa intitulado publiCIDADE(s), analisa a propaganda e a publicidade como marca(s) midiática(s) de consumo, o projeto resultou ainda na apresentação e publicação de quatro trabalhos em anais de eventos nacionais da área.

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Biografia do Autor

  • Luiz Cezar Santos, Universidade Federal do Pará

    Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutor em Comunicação e Consumo pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM/ECA-USP). Docente do curso de Publicidade e Propaganda – Facom/ILC/UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom/ILC/UFPA). Diretor Norte da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2).

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Publicado

2019-07-31

Como Citar

SANTOS, Luiz Cezar. PubliCIDADE e as mascotes no mercado paraense. Signos do Consumo, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 4–14, 2019. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v11i2p15-25. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/147893.. Acesso em: 21 nov. 2024.