Gordofobia na moda plus size

Autores

  • Maria Luisa Jimenez Jimenez Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v13i1p111-113

Palavras-chave:

Gordofobia, Moda plus size, Mulheres gordas, Biopolítica

Resumo

Publicado em 2019, o livro De gorda a plus size: a moda do tamanho grande propõe um desvendamento acerca dos corpos gordos femininos e a moda plus size como estratégia biopolítica. O livro propõe uma discussão sobre os significados contidos nos discursos sociais sobre o corpo feminino gordo e nos discursos midiáticos de marcas de moda que produzem tamanhos grandes. A leitura nos permite entender como os discursos de poder são construídos, a partir da preferência pela mulher magra, denunciando o estigma da gordofobia nesse cenário: a indústria da moda.

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Biografia do Autor

  • Maria Luisa Jimenez Jimenez, Universidade Federal de Mato Grosso

    Filósofa, mestra e doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea, Faculdade de Artes e Comunicação, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Referências

IRES, Aliana Barbosa. De gorda a plus size: a moda do tamanho grande. São Paulo:

Estação das Letras e Cores, 2019.

BERTH, Joice. O que é empoderamento? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

HOOKS, Bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019.

JIMENEZ-JIMENEZ, Maria Luisa. Lute como uma gorda: gordofobia, resistências e

ativismos. 2020. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2020.

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Publicado

2021-07-06

Como Citar

JIMENEZ, Maria Luisa Jimenez. Gordofobia na moda plus size. Signos do Consumo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 111–113, 2021. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v13i1p111-113. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/177994.. Acesso em: 28 dez. 2024.