Signos do patriarcado: representações sociais sobre mulheres no mercado de trabalho gastronômico

Autores

  • Roneide Gonzaga de Oliveira Faculdade Senac Pernambuco
  • Salett Tauk Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v13i2e183460

Palavras-chave:

Divisão sexual do trabalho, Gênero, Gastronomia, Representações sociais

Resumo

Este trabalho analisa as representações dos profissionais de cozinha sobre as mulheres profissionais da gastronomia. Foi realizado um estudo a partir de um panorama histórico da cozinha como lugar de fala feminino e do percurso de profissionalização da gastronomia, a fim de compreender as representações sociais no universo do mercado de trabalho gastronômico. A análise foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com profissionais de estabelecimentos que possuem cardápios assinados na cidade de Recife. A partir delas, foi realizado um estudo das representações sociais nos aportes de Moscovici sobre a ocupação feminina nas cozinhas profissionais. Observamos que a cozinha profissional é um espaço majoritariamente masculino, em que as representações sociais se retroalimentam, criando obstáculos e dificuldades para a inserção e permanência das mulheres.

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Biografia do Autor

  • Roneide Gonzaga de Oliveira, Faculdade Senac Pernambuco

    Mestre em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social pela Universidade Federal Rural de
    Pernambuco (UFRPE). Coordenadora do curso de Gastronomia e Gestão de Recursos Humanos da
    Faculdade Senac Pernambuco.

  • Salett Tauk, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professora titular da UFRPE.

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Publicado

2020-12-12

Como Citar

OLIVEIRA, Roneide Gonzaga de; SANTOS, Maria Salett Tauk dos. Signos do patriarcado: representações sociais sobre mulheres no mercado de trabalho gastronômico. Signos do Consumo, [S. l.], v. 13, n. 2, p. e183460, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v13i2e183460. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/183460.. Acesso em: 3 dez. 2024.