Compras na Shein: viralização do consumo desenfreado via internet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v15i2e215700

Palavras-chave:

sustentabilidade, plataforma digital, shein, fast-fashion

Resumo

Este artigo tem por objetivo contextualizar o consumismo e a possibilidade do aumento do descarte de peças de vestuário no meio ambiente resultante da ação midiática de conteúdos digitais dos influenciadores de moda perante as aquisições de fast-fashion da marca Shein. Trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa e descritiva, delineada por uma pesquisa bibliográfica – a partir do embasamento teórico que tange os conteúdos midiáticos relacionados às compras de peças de vestuário que são produzidas pela ótica do fast-fashion. Por intermédio de amostra intencional, observou-se a relação do consumo desenfreado dos influenciadores para atingir a viralização dos conteúdos midiáticos acerca da aquisição de peças do vestuário para contribuir para o entretenimento, por meio das ações compartilhadas pelos influenciadores em seus vídeos audiovisuais.

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Biografia do Autor

  • José Heitor da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Mestrando em Design de Moda e Vestuário pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Bacharel em Design de Moda pela mesma instituição (2021). Intercâmbio com foco em Moda e Criação na The Swedish School of Textiles (2019). Experiência como empresário júnior na Inventório EJDM (Empresa Júnior de Design e Moda) CEART/Udesc (2017-2018). Experiência profissional com foco em Moda e Design (criação de produtos, coleção de moda, processos criativos, modelagem, marketing, corte/costura). Atualmente, micro e pequeno empreendedor (MEI) com a marca Estudio José Heitor. Artigo científico e coleção de moda autoral como trabalho de formação acadêmica – Coleção Pipa: Estudos dos processos criativos da construção do design têxtil e das formas/volumes criados em um corpo. 

  • Lucas da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutor em Design (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especialista lato sensu em Moda: Criação e Produção (2002) e mestrado em Educação e Cultura (2005), ambos pela Udesc. Bacharel em Ciências Econômicas (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente professor efetivo na Udesc, trabalhando no Bacharelado em Moda e no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Design de Vestuário e Moda (PPGModa). Experiência no setor de Moda, com ênfase na Tecnologia do Vestuário, trabalhando principalmente na concepção e desenvolvimento de produtos. Desenvolvimento de ações de extensão em parceria com a Associação Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), com sede em Blumenau (SC).

  • Icléia Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutora em Design (2011) pela PUC-Rio. Mestra em Engenharia da Produção (2003) pela UFSC. Especialista em Desenho Industrial, Estilismo e Modelagem de Moda (1992) pela Udesc; em Atualização para Docentes de Nível Superior (1980) pela UFSC; e em Geografia e Desenvolvimento Regional e Urbano (1978) pela UFSC. Licenciada em Geografia (1976) pela UFSC. Atualmente professora do quadro efetivo de docentes do curso de bacharelado em Moda e do PPGModa, ambos da Udesc. Membro do Grupo de Pesquisa Design de Moda e Tecnologia (Udesc/CNPq). Membro do conselho editorial da revista ModaPalavra e-periódico (Udesc). Membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem). Coordenadora do Laboratório de Tecnologia do Vestuário e Economia Criativa (LaCRIAT), da Udesc.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

SILVA, José Heitor da; ROSA, Lucas da; SILVEIRA, Icléia. Compras na Shein: viralização do consumo desenfreado via internet. Signos do Consumo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. e215700, 2023. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v15i2e215700. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/215700.. Acesso em: 21 dez. 2024.