Gerados por IA: modelos virtuais e suas implicações de uso na moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i1e224619

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Modelos virtuais, Diversidade, Moda, E-commerce

Resumo

A popularização do uso de processos e sistemas de Inteligência Artificial tem apresentado um crescimento significativo entre empresas e marcas de moda. Diante desse contexto, este artigo examina o recente fenômeno de modelos virtuais gerados por inteligência artificial (IA), explorando suas definições, implicações éticas e sua atual presença no comércio eletrônico (e-commerces) de marcas. Para tanto, realiza-se revisão de discussões acadêmicas, relatórios de tendências e dados de mercado, em interface a um estudo de caso da parceria entre a marca Levi Strauss & Co. e o estúdio Lalaland. Como resultado, indicam-se oportunidades no uso de modelos virtuais, tais como uma possível promoção da sustentabilidade e otimização de recursos para as marcas de moda, mas também importantes desafios, incluindo questões relacionadas aos vieses algorítmicos, à diversidade e à inclusão na representação de modelos virtuais.

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Biografia do Autor

  • Leila Araujo, Universidade de São Paulo

    Especialista em Negócios e Estética da Moda pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e graduada em Têxtil e Moda pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP

  • André Peruzzo, Universidade de São Paulo

    Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Cultura Material e Consumo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Desenvolve pesquisas sobre as representações de gênero na publicidade contemporânea. É membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3).

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Publicado

2024-08-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gerados por IA: modelos virtuais e suas implicações de uso na moda. Signos do Consumo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e224619, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v16i1e224619. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/224619.. Acesso em: 7 out. 2024.