Entre o artístico e o publicitário: efeitos de marca e lembrança dos lambe-lambes do festival Lollapalooza

Autores

  • Vinícius Alves Sarralheiro Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-9268-3173
  • Thais Kaori Oyakawa Universidade de São Paulo
  • Alex Ribeiro Chagas Universidade de São Paulo
  • Juliana Reis Nogueira de Lima Universidade de São Paulo
  • Gabriel Vítor Lima Rosas Universidade de São Paulo
  • Marina Faleiro Caiado Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i1e226546

Palavras-chave:

arte urbana, publicidade, neurociência do consumo, eye tracker, memória

Resumo

Este estudo investiga o papel dos lambe-lambes artísticos no contexto do festival Lollapalooza como ferramentas de comunicação que mesclam arte e publicidade. Utilizando métodos da neurociência do consumo, como o eye tracking, analisa-se de que modo essas intervenções visuais capturam a atenção do público e influenciam na memorização das marcas patrocinadoras. Ao explorar essa interseção entre arte contemporânea e estratégias de marketing, o artigo oferece insights sobre como a estética dos cartazes contribui para a percepção e experiência dos consumidores, destacando o potencial dos lambe-lambes como elementos simbólicos que transcendem simples anúncios para engajar e conectar-se emocionalmente com o público.

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Biografia do Autor

  • Vinícius Alves Sarralheiro, Universidade de São Paulo

    Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação (PPGCOM USP), no âmbito da publicidade e neurociência do consumo. Coordenador do Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas (Lab 4C) da ECA-USP.

  • Thais Kaori Oyakawa, Universidade de São Paulo

    Bacharela em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP.

  • Alex Ribeiro Chagas, Universidade de São Paulo

    Bacharel em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP.

  • Juliana Reis Nogueira de Lima, Universidade de São Paulo

    Bacharela em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP.

  • Gabriel Vítor Lima Rosas, Universidade de São Paulo

    Bacharel em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP.

  • Marina Faleiro Caiado, Universidade de São Paulo

    Bacharela em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP.

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

SARRALHEIRO, Vinícius Alves; OYAKAWA, Thais Kaori; CHAGAS, Alex Ribeiro; LIMA, Juliana Reis Nogueira de; ROSAS, Gabriel Vítor Lima; CAIADO, Marina Faleiro. Entre o artístico e o publicitário: efeitos de marca e lembrança dos lambe-lambes do festival Lollapalooza. Signos do Consumo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e226546, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v16i1e226546. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/226546.. Acesso em: 21 dez. 2024.