A semiótica pode contribuir para a compreensão da moda?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i2e228027

Palavras-chave:

Semiótica, Moda, Cultura

Resumo

Em A Moda é Sintoma da Cultura?, Lucia Santaella nos oferece uma obra que explora a profunda intersecção entre moda e cultura a partir de uma perspectiva da semiótica peirceana. A autora, conhecida por seus estudos em semiótica e comunicação, investiga como a moda transcende seu papel de vestimenta e se torna uma expressão complexa e multifacetada da sociedade. Por meio de uma abordagem teórica de folego, Santaella analisa as dinâmicas culturais, sociais e históricas que moldam a moda na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

  • Jorge Abrão, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP), mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e bacharel em Linguística pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Referências

LIPOVETSKY, Gilles; ROUX, Elyette. O luxo eterno. Editora Companhia das Letras, 2005.

NASIO, J.-D. Cinco lições sobre a teoria de Jacques Lacan. Zahar, 1993.

SANTAELLA, Lucia. A moda é sintoma da cultura? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2023.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

ABRÃO, Jorge. A semiótica pode contribuir para a compreensão da moda?. Signos do Consumo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e228027, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v16i2e228027. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/228027.. Acesso em: 22 abr. 2025.