Consumindo para salvar o mundo: Um estudo de caso sobre o discurso propagado pela Apple (RED)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i2e229942

Palavras-chave:

Capitalimo cultural, Consumerismo, Causumerismo, Marketing de causa, Crítica do consumo

Resumo

Este trabalho analisa o discurso do marketing de causa (CRM) usado pela Apple para promover seus produtos e apoiar causas sociais através dos produtos (RED) a fim de combater o HIV/AIDS na África. A pesquisa reflete sobre a prática do consumo partindo de uma leitura psicanalítica e seus desdobramentos como o capitalismo cultural de Rifkin e a prática do “causumerismo” de Richey e Ponte. A metodologia envolve a análise crítica do material institucional da Apple e da (RED) aliada a uma revisão bibliográfica acerca das marcas. Os achados indicam que, embora o CRM promova causas importantes, ele também transforma o ativismo social em um produto, alinhando-se com as críticas contemporâneas ao consumo ético e às práticas de conforto e autenticidade.

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Biografia do Autor

  • Thiago Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisador no Laboratório de Estudos de Imagem e Imaginário (LABIM-PPGCOM/UERJ) e bolsista da FAPERJ.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

COSTA, Thiago. Consumindo para salvar o mundo: Um estudo de caso sobre o discurso propagado pela Apple (RED). Signos do Consumo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e229942, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v16i2e229942. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/229942.. Acesso em: 21 abr. 2025.