Shitposting e expressividade marcária: uma análise do Instagram da Bis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v17i1e236295

Palavras-chave:

Memes, Publicidade, Consumo, Shitpost, marca

Resumo

O trabalho analisa a utilização de shitposts na comunicação da marca Bis no Instagram. Em uma análise quantitativa das publicações de 2023, a pesquisa verifica a recorrência em que a Bis usa o shitposting para conectar-se com os consumidores. A partir daí, é realizado um trabalho de classificação acerca das temáticas recorrentes nessas publicações, a partir de Woods. Discute-se como os elementos de expressividade marcária são integrados às postagens, utilizando humor e ironia para reforçar a identidade da marca e promover interações com o público.

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Biografia do Autor

  • Pablo Moreno Fernandes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Vice-líder do grupo de pesquisa em Comunicação, Raça e Gênero (Coragem). Membro dos Grupos de Pesquisa em Bertha (PUC Minas) e do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3/USP).

  • Cecilia Pawlow, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGCOM-PUCMinas). Publicitária pela PUCMinas. Integrante do grupo de pesquisa Bertha (PUC Minas).

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

FERNANDES, Pablo Moreno; PAWLOW, Cecilia. Shitposting e expressividade marcária: uma análise do Instagram da Bis. Signos do Consumo, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e236295, 2025. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v17i1e236295. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/236295.. Acesso em: 12 nov. 2025.