Alimentação ou diversão? A divertida expressividade das marcas no contexto contemporâneo da publicidade de alimentos infantis

Autores

  • Cinira Baader Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v3i2p226-242

Palavras-chave:

publicidade, alimentos, público infantil, consumo, eatertainment.

Resumo

O artigo proposto é parte inicial de um projeto de pesquisa mais amplo que pretende concentrar-se no estudo da comunicação publicitária de alimentos infantis, considerando as expressividades de marcas manifestadas na tendência de consumo do eatertainment, por meio da análise semiótica peirceana dos principais elementos sígnicos presentes nesta comunicação e suas possibilidades de efeitos de sentido no comportamento alimentar das crianças na sociedade contemporânea. Um estudo que pretende contribuir para a produção científica no campo da comunicação, pois na medida em que visa a contrastar a comunicação publicitária de produtos alimentícios dirigida às crianças com as questões referentes ao comportamento alimentar infantil na atualidade, busca entender se esta midiatização do consumo alimentar infantil alinha-se ou pode se alinhar às práticas desejáveis de consumo alimentar junto ao segmento em estudo. Assim talvez seja possível encontrar, no processo de regulação de sentidos dos discursos das marcas de alimentos, caminhos que se afinem com a regulação do setor alimentar e de suas comunicações para o público infantil.

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Biografia do Autor

  • Cinira Baader, Universidade de São Paulo
    Bacharel em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Universidade Regional de Blumenau (SC), com especialização em Gestão de Marketing pela mesma instituição. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

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Publicado

2011-12-10

Como Citar

BAADER, Cinira. Alimentação ou diversão? A divertida expressividade das marcas no contexto contemporâneo da publicidade de alimentos infantis. Signos do Consumo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 226–242, 2011. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v3i2p226-242. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/41813.. Acesso em: 23 nov. 2024.