O paradoxo dos gimmicks na política: por que humanizar quem já é humano?

Autores

  • Sérgio Roberto Trein Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v3i1p44-56

Palavras-chave:

política, gimmicks, humanização, comunicação política

Resumo

O objetivo desta pesquisa é o de compreender o uso de gimmicks na comunicação política. Na publicidade, os gimmicks servem para humanizar os produtos e, desta forma, criar um vínculo emocional com os consumidores. Por que, porém, no caso da política, humanizar quem já é humano? Para tentar explicar esta questão, inicialmente, é apresentada uma reflexão teórica sobre a desconfiança dos indivíduos nas instituições democráticas. Na sequência, são analisados os gimmicks de três políticos.

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Biografia do Autor

  • Sérgio Roberto Trein, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Publicitário. Doutor em Comunicação Política. Professor dos cursos de Comunicação Social da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

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Publicado

2011-06-16

Como Citar

TREIN, Sérgio Roberto. O paradoxo dos gimmicks na política: por que humanizar quem já é humano?. Signos do Consumo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 44–56, 2011. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v3i1p44-56. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/49999.. Acesso em: 2 dez. 2024.