Mídias e culturas populares contemporâneas: mediação e tutela

Autores

  • Maria Salett Tauk Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v5i1p5-18

Palavras-chave:

mídia, culturas populares e cidadania

Resumo

O texto analisa a relação que se estabelece entre a mídia massiva e as culturas populares contemporâneas, no cenário de enfrentamento da desigualdade social e de construção da cidadania. A partir da análise de mensagens veiculadas pelo jornalismo impresso e audiovisual no Brasil, a pesquisa demonstra o papel tutelador assumido por essas mídias quando a audiência envolve populações de contextos populares. Assim, muda o sentido da comunicação entre a mídia e seus receptores. No lugar de falar para ou com as audiências populares, a mídia fala por elas ou em nome delas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Salett Tauk Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Jornalista, Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex) da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE; Coordenadora do GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.

Downloads

Publicado

2013-06-21

Como Citar

SANTOS, Maria Salett Tauk. Mídias e culturas populares contemporâneas: mediação e tutela. Signos do Consumo, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 5–18, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v5i1p5-18. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/70461.. Acesso em: 21 nov. 2024.