Mensuração da fidelidade de intervenções em saúde mental baseadas na escola
uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.150238Palavras-chave:
Fidelidade a Diretrizes, Saúde Mental, Avaliação de Programas e Projetos de Saúde, PsicometriaResumo
Objetivo: caracterizar a mensuração da fidelidade de intervenções em saúde mental em crianças de escolas do ensino fundamental primário. Os dados foram levantados nas bases de dados ERIC, LILACS, APA, PubMed, Scopus, SciELO e Web of Science. Foram incluídos 45 artigos empíricos, publicados entre 2007 e 2016, os quais foram analisados em relação a categorias definidas previamente. Os resultados indicam variações na definição, dimensionalidade e forma de mensuração da fidelidade, havendo poucos indicadores de validade e precisão dos instrumentos, o que pode enviesar a avaliação do processo de implementação e a validade interna dos resultados das intervenções.
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Publicado
2019-11-07
Edição
Seção
Artigo de Revisão
Como Citar
Garcia, D., Schneider, D. R., & Cruz, R. M. (2019). Mensuração da fidelidade de intervenções em saúde mental baseadas na escola: uma revisão sistemática. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 15(3), 1-9. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.150238