Desenvolvimento e validação de um jogo educativo sobre uso abusivo de drogas e o risco de suicídio
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2023.188483Palavras-chave:
Aplicativos Móveis, Educação em Saúde, Saúde Mental, Drogas, SuicídioResumo
Objetivo: descrever o desenvolvimento e a validação de um jogo educativo sobre uso abusivo de drogas em associação ao risco de suicídio. Metodologia: estudo de desenvolvimento tecnológico. Utilizou-se o Designer Instrucional Contextualizado para operacionalização das etapas de desenvolvimento além do Índice de Validação do Conteúdo (IVC) para avaliação. Resultados: desenhou-se a construção do jogo “SerTão Bom”, um quiz com 195 perguntas, disponível off-line para sistema Android. Em relação à validação do conteúdo, obteve-se um IVC geral de 0,78 no âmbito das características gerais; IVC de 0,87 na organização e estilo da escrita com IVC de 0,90. Sobre os aspectos técnicos, o jogo foi validado com IVC de 0,86 no item usabilidade; 0,88 na eficiência e funcionalidade com IVC de 1,00. Conclusão: mediante desenvolvimento e validação do jogo educativo, compreende-se a importância de tecnologias com o intuito de promover a educação no âmbito da saúde mental sob uma perspectiva lúdica e acessível.
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