A formação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde que atendem usuários de substâncias psicoativas

Autores

  • Liliane Santos da Silva Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8639-874X
  • Rosa Jacinto Volpato Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5709-7008
  • Vagner Ferreira do Nascimento Universidade Estadual de Mato Grosso, Campus Tangará da Serra, Tangará da Serra, MT, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3355-163X
  • Adaene Alves Machado de Moura Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, MT, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7607-9841
  • Maria Aparecida Sousa Oliveira Almeida Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1448-2923
  • Alisséia Guimarães Lemes Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, MT, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6155-6473
  • Margarita Antonia Villar Luis Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9907-5146

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2025.222360

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Enfermeiras de Saúde da Família, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Psicotrópicos, Ensino

Resumo

Objetivo: caracterizar o perfil formativo de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde que atendem pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas. Metodologia: estudo transversal com abordagem quantitativa, realizado com 15 enfermeiros de Estratégia de Saúde da Família, por meio de um instrumento semiestruturado. A análise dos dados foi por meio de estatística descritiva. Resultados: os enfermeiros cursaram ao menos uma disciplina na graduação (80%) e pós-graduação (23%) que abordasse o uso de substâncias psicoativas, e receberam treinamento/capacitação (47%). Sobre a percepção de saber conduzir a situação durante o atendimento destas pessoas, os que tiveram contato com a temática, na graduação, sabem conduzir a situação (45%), na pós-graduação foi indiferente (67%) e em treinamentos/capacitações não sabem conduzir (42%). Os que não tiveram contato com a temática na graduação (67%) e em treinamentos/capacitações (63%) sabem conduzir a situação, e em pós-graduação não sabem (50%). Tanto os que tiveram quanto os que não tiveram contato com a temática percebem precisar de treinamento para trabalhar com esta demanda. Conclusão: o conteúdo sobre substâncias psicoativas esteve presente em algum momento da formação profissional dos enfermeiros, mas estes reconhecem a necessidade de formações continuadas para atender pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

United Nations Office on Drugs and Crime. World Drug Report 2023 [Internet]. Wien: UNODC; 2023 [cited 2024 Feb 22]. Available from: https://www.unodc.org/unodc/en/data-and-analysis/world-drug-report-2023.html

Brasil. Decreto nº 9.761, de 11 de abril de 2019. Aprova a Política Nacional sobre Drogas. Diário Oficial da União [Internet]. 11 abr. 2019 [cited 2024 Feb 22];seção 1(Edição Extra-A):7. Available from: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/d9761.htm.

Lira LSSP, Andrade LM, Peixoto LCP, Malhado SCB, Sena ELS. Perception of the Family Health Team on the care of drug user. Saude Debate. 2020;44(125)372-383. https://doi.org/10.1590/0103-1104202012507.

Pacheco JCS, Conceição WD, Meneses AMD, Ribeiro IAP. Formação do enfermeiro para as práticas profissionais com dependentes químicos. Rev FAESF [Internet]. 2019 [cited 2024 Feb 22];3(1):45-58. Available from: https://www.faesfpi.com.br/revista/index.php/faesf/article/view/79.

Militão LF, Santos LI, Cordeiro GFT, Sousa KHJF, Peres MAA, Peters AA. Users of psychoactive substances: challenges to nursing care in the Family Health Strategy. Esc Anna Nery. 2022;26:e20210429. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2021-0429pt.

Nunes VV, Feitosa LGGC, Fernandes MA, Almeida CAPL, Ramos CV. Primary care mental health: nurses’ activities in the psychosocial care network. Rev Bras Enferm. 2020;73(Suppl 1):e20190104. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0104.

Dias LM, Alves MS, Pereira MO, Melo LD, Assis CCG, Spindola T. Health personnel, family relationships and codependency of psychoactive substances: a phenomenological approach. Rev Bras Enferm. 2021;74(1):e20200309. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0309.

Baião JJ, Marcolan JF. Labyrinths of nursing training and the Brazilian National Mental Health Policy. Rev Bras Enferm. 2020;73(Suppl 1):e20190836. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0836.

Sousa MF, coordinator. Práticas de Enfermagem no Contexto da Atenção Primária à Saúde (APS): Estudo Nacional de Métodos Mistos - Relatório final [Internet]. Brasília: Editora ECoS; 2022 [cited 2024 Feb 22]. 536 p. Available from: https://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/Relatorio-Final-Web-1.pdf.

Machado MH, Oliveira ESO, Lemos WR, Wermelinger MW, Vieira M, Santos MR, et al. Perfil da Enfermagem no Brasil: Relatório Final [Internet]. Rio de Janeiro: FIOCRUZ; 2017 [cited 2024 Feb 22]. 748 p. Available from: http://www.cofen.gov.br/perfilenfermagem/pdfs/relatoriofinal.pdf.

Ximenes FRG Neto, Pessoa CV, Teixeira IX, Machado MH, Oliveira EN, Cunha ICKO. Characteristics of nurses of the Family Health Strategy of a Ceará health microrregion. Enferm Foco [Internet]. 2019 [cited 2024 Feb 22];10(5):130-6. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2908.

Oliveira MM, Pedraza DF. Context of work and professional satisfaction of nurses who work in the Family Health Strategy. Saude Debate. 2019;43(122):765-79. https://doi.org/10.1590/0103-1104201912209.

Nóbrega MPSS Moreira WC, Chaves SCS, Freitas CM. Theoretical/practical teaching in nursing graduation for mental health. Rev Pesq Cuid Fundam Online. 2021;13:1256-64. https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9534.

Pontes AF, Estelita RRO, Alcantara LFL, Aragão BFF, Santos AM, Santos JVB, et al. Profile of Primary Health Care nurses in the city of Recife - PE. Res Soc Dev. 2022;11(9):e18911931814. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i9.31814.

Gerbaldo TB, Arruda AT. Horta BL, Garnelo L. Evaluation of the organization of care in mental health in primary health care in Brazil. Trab Educ Saúde. 2018;16(3):1079-94. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00150.

Ponce TD, Picciano AP, Vargas D. Women’s alcohol consumption in a Primary Health Care service. Rev Esc Enferm USP. 2021;55:e20200458. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2020-0458.

Dion K, Griggs S. Teaching those who care how to care for a person with substance use disorder. Nurse Educ. 2020;45(6):321-5. https://doi.org/10.1097/NNE.00000000000808.

Reinaldo MAS, Sousa GS, Silveira BV. Psychiatric Nursing, Mental Health and the National Curriculum Guidelines for the Undergraduate Nursing Course. SMAD, Rev Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. 2021;17(3):57-66. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.17463.

Pillon SC, Siqueira MM, Silva CJ, Santos MA. Dependência química no currículo da graduação e pós-graduação de profissionais da saúde: dilemas e desafios da formação em saúde. In: Diehl A, Cordeiro D, Laranjeira R, organizators. Dependência Química: Prevenção, Tratamento e Políticas Públicas. 2. ed. Porto Alegre: Artmed; 2019. 576 p.

Ramírez EGL, Vargas D, Luis MV. Attitudes of Colombian nurses towards alcohol, alcoholism and individuals with alcohol use disorders. Cogitare Enferm. 2019;24:e58795. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.58795.

Marlatt GA, Donovan DG, editors. Prevenção de recaída: estratégias de manutenção no tratamento do comportamento aditivo. 2 ed. Porto Alegre: Artmed; 2009, 358 p.

Organización Panamericana de la Salud. Evaluación de los trastornos del espectro alcohólico fetal [Internet]. Washington, D.C.: OPAS; 2020 [cited 2024 Feb 22]. Available from: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52500.

Noronha BP, Nascimento-Souza MA, Lima-Costa MF, Peixoto SV. Alcohol consumption patterns and associated factors among elderly Brazilians: National Health Survey (2013). Cien Saude Colet. 2019;24(11):4171-80. https://doi.org/10.1590/1413-812320182411.32652017.

Gonzalez Y, Hansen BR, Seale JP, Finnel DS. Does the length of time to complete an online program matter?. J Contin Educ Nurs. 2021;52(11):505-10. https://doi.org/10.3928/00220124-20211008-05.

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Saúde Mental [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2013 [cited 2024 Feb 22]. 176 p. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_34_saude_mental.pdf.

Zerbetto SR, Oliveira FV, Oliveira FF. A implementação da intervenção breve na atenção primária à saúde: revisão integrativa. Rev APS. 2017;20(1). https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.15782.

Silva AS, Ferreira NG, Jardilino DS, Nascimento LA, Sabino LMM. Application of motivotional interviews in the scope of health: integrative review. Rev Enferm Atual In Derme. 2022;96(40):e-021317. https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.40-art.1452.

Schoo AM, Lawn S, Rudnik E, Litt JC. Teaching health science students foundation motivational interviewing skills: use of motivational interviewing treatment integrity and self-reflection to approach transformative learning, BMC Med Educ. 2015;15:228. https://doi.org/10.1186/s12909-015-0512-1.

Fortune J, Breckon J, Norris M, Eva G, Frater T. Motivational interviewingtraining for physiotherapy and occupational therapystudents: Effect on confidence, knowledge and skills. Patient Educ Couns. 2019;102(4):694-700. https://doi.org/10.1016/j.pec.2018.11.014.

Souza FP, Heinen M, Oliveira M. Reflections on Motivational Interview training for students in the health field. Psicol Argum. 2020;38(99):88-107. https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.99.AO05.

Coumbe-Lilley J, Weidner A. Developing Undergraduate Use of OARS: Skill Building for Senior Year Kinesiology Students. Motiv Interviewing. 2014;1(3):13-9. https://doi.org/10.5195/mitrip.2014.45.

Gao X, Bridges S, Lo ECM, McGrath C, Lai SML, Chan SSC, et al. Motivational interviewing in Undergraduate Clinical Education: An Opportunity for a New Interprofessional Learning Experience [Internet]. 2014 [cited 2024 Feb 22]. Available from: https://tl.hku.hk/staff/teaching-development-grants/tdg-486/

Nogueira TCP, Oliveira LFA, Nogueira DA, Sanches RS, Silva AS, Nascimento MC. Family health and care coordination: evaluation of unified health system workers. Braz J Dev. 2021;7(2):12093-107. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-029.

Pessoa CV, Ximenes FRG Neto FRG, Ximenes IT, Vasconcelos LFQ, Oliveira EM, Machado MH. Characteristics of Nursing training in the Family Health Strategy of a Microregion of Health in Ceará. Res Soc Dev. 2020;9(7):1-17. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3811.

Silva MCN, Frota MA, Moreira LC, Mendes IAC, Lopes D Neto, Freire NP, et al. Professional master in Nursing Capes/Cofen cooperation agreement: innovative and transformative project. Enferm Foco [Internet]. 2019 [cited 2024 Feb 22];6-11. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1050572.

Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2009 [cited 2024 Feb 22]. 64 p. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf.

Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 1.328, de 8 de setembro de 2015. Aprova os critérios gerais para a participação dos servidores em ações de educação do Ministério da Saúde, financiadas pelos recursos da Ação 4572 - Capacitação de Servidores Públicos Federais em Processo de Qualificação e Requalificação [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2015 [cited 2024 Feb 22]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2015/prt1328_08_09_2015.html.

Bettanin FSM, Rodrigues JC, Bacci MR. Educação permanente em saúde como instrumento da qualidade assistencial. Braz J Dev. 2020;6(7):42986-92. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-060.

Publicado

2025-04-04

Como Citar

Silva, L. S. da ., Volpato, R. J., Nascimento, V. F. do, Moura, A. A. M. de ., Almeida, M. A. S. O., Lemes, A. G., & Luis, M. A. V. (2025). A formação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde que atendem usuários de substâncias psicoativas. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 21, e-222360. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2025.222360

Dados de financiamento