Ensino do Processo de Enfermagem em saúde mental na perspectiva do sujeito do inconsciente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2025.228333

Palavras-chave:

Prática do Docente de Enfermagem , Processo de Enfermagem, Relações Enfermeiro-Paciente, Saúde Mental, Psicanálise

Resumo

Objetivo: desenvolver uma proposta metodológica para o ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental a partir do Processo de Enfermagem e por meio da relação terapêutica, pautada na perspectiva do sujeito do inconsciente. Metodologia: estudo teórico que utilizou como referencial os conceitos psicanalíticos que operam no campo da linguagem, em que a função da fala sob transferência coloca em ato a realidade do inconsciente expressa pelo sujeito. Resultados: o estudo foi dividido em dois tópicos: proposta metodológica para o ensino do Processo de Enfermagem por meio da relação transferencial; e alinhando conceitos importantes para o ensino do Processo de Enfermagem por meio da relação transferencial. Conclusão: o docente, atuante em consonância com o modelo de atenção biopsicossocial, mimetiza a relação pedagógica à terapêutica, ao ocupar o lugar de semi-dizer e se posicionar em relação ao aluno de maneira a supervisioná-lo por meio da elaboração do caso clínico. Já o estudante assume a posição de agente terapêutico e constrói um saber-fazer singular e um cuidado que respeita o desejo do sujeito para o desenvolvimento do Processo de Enfermagem.

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Publicado

2025-04-04

Como Citar

Garcia, A. P. R. F. ., Delfini, G., Weber, A., Duran, E. C. M., & Toledo, V. P. . (2025). Ensino do Processo de Enfermagem em saúde mental na perspectiva do sujeito do inconsciente. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 21, e-228333. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2025.228333