Venda de bebida alcoólica e violência
o que pensam os donos de bares
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v4i2p01-12Palavras-chave:
Alcoolismo, Violência, Percepção, ComércioResumo
Nos últimos anos, houve crescimento significativo do fenômeno violência. O consumo abusivo de álcool representa importante fator a ser considerado para compreensão desse fenômeno. Analisa-se aqui a percepção de donos de bares sobre a relação da venda de bebida alcoólica e situação de violência. Estudo qualitativo, desenvolvido em julho de 2005. Foram realizadas entrevistas em profundidade, semi-estruturadas, com 15 donos de bares. Os depoimentos foram agrupados em seis categorias: o álcool como facilitador de ação; aprovação da venda de bebida alcoólica; saber beber; o descontrole; a não aceitação da venda de bebida alcoólica por donos de bares; A venda de bebida alcoólica e episódios de violência. Os entrevistados identificaram relação entre álcool e violência (embora nem sempre presente), regulada pela habilidade dos consumidores em saber beber.