Amor maldito, motor da poesia: a Provença e a modernidade

Autores

  • Francesca Manzari Universidade de Aix-Marseille

Palavras-chave:

oesia provençal, trovadores, mal de amor, Ezra Pound, Haroldo de Campos

Resumo

É a composição das vidas dos trovadores que confere ao Grand Chant a dimensão romanesca e ficcional que permitiu a construção de figuras “malditas” como Jaufre Rudel, Bertrand de Born, Raimon Jordan... Do amor cantado pelo trobar nasce o seu oposto destruidor: a melancolia, decorrente da ausência da dama, espreita o trovador, acenando-lhe o risco de não mais compor. tal reflexão vai conduzir autores como Ezra pound, Haroldo e Augusto de Campos a reconhecer na provence dos séculos XII a XIII o lugar original, o topos outopos da poesia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francesca Manzari, Universidade de Aix-Marseille
    é professora de literatura comparada na Universidade de Aix-Marseille. Publicou o livro Écriture derridienne: entre langage des rêves et critique littéraire (Editions Peter Lang, 2009) e organizou, com Fridrun Rinner, a edição da coletânea de ensaios Traduire le même, l’Autre ou le soi (presses de l’Université de Provence, 2011). Dirige, desde 2011, o mestrado “Tradução literária e interculturalidade” e trabalha atualmente com as leituras e reescrituras modernas e contemporâneas do Grand Chant, em Ezra Pound, James Joyce, Jacques Roubaud e outros escritores.

Downloads

Publicado

2014-12-29

Como Citar

Amor maldito, motor da poesia: a Provença e a modernidade. (2014). Teresa, 15, 130-141. https://revistas.usp.br/teresa/article/view/98600