O Moderno antes do Modernismo: paradoxos da pintura brasileira no nascimento da República
Palavras-chave:
intura de história, Academismo, Primeira República, Belmiro de Almeida, Antônio ParreirasResumo
O presente artigo discute a especificidade da pintura brasileira produzida durante a Primeira República (1889-1930), a qual não pode ser compreendida nem como uma continuidade harmônica em relação à tradição herdada pelo Império e nem mediante o rótulo de “pré-moderna”. A partir da interpretação de duas telas, Os descobridores, de Belmiro de Almeida, e Fundação da cidade de São Paulo, de Antônio Parreiras, pretende-se examinar os sentidos políticos e culturais particulares que as obras engendram, os quais emanam dos momentos e condições específicos de sua produção, bem como da relação crítica que possuem para com a tradição acadêmica no país.Downloads
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Publicado
2014-06-23
Edição
Seção
Artigos
Licença
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Como Citar
Simioni, A. P. C., & Stumpf, L. K. (2014). O Moderno antes do Modernismo: paradoxos da pintura brasileira no nascimento da República. Teresa, 14, 111-129. https://revistas.usp.br/teresa/article/view/99459