Memória musical no diário do conselheiro Aires

Autores/as

  • Marcelo da Rocha Lima Diego

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-8997.teresa.2018.146140

Palabras clave:

Machado de Assis, Memorial de Aires, paisagem sonora, Richard Wagner, ópera e literatura.

Resumen

Este ensaio busca intervir no debate sobre a presença da música no Memorial de Aires, de Machado de Assis, por meio de três argumentos. O primeiro é que as óperas a que o escritor pode assistir devem ter tido maior impacto sobre a sua obra do que óperas a que ele não pode assistir. O segundo é que o discurso e o repertório mobilizados pelo narrador-personagem desse romance devem ser tomados com tanta desconfiança quanto os mobilizados por outros narradores-personagens machadianos. E o terceiro é que a presença da música deve ser buscada no último romance do escritor antes no plano da sensação do que no do sentido.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marcelo da Rocha Lima Diego

    Marcelo Diego é doutor em Espanhol e Português pela Universidade de Princeton. Seus principais interesses de pesquisa são as relações intertextuais e intersemióticas entre autores brasileiros e o repertório europeu, nos séculos XIX e XX. Publicou, entre outros artigos, "Napoleon's mirrors" (Brasil/Brazil, v. 30, n. 55, 2017), "Meu amigo e comborço: dimensões homoeróticas do Dom Casmurro de Machado de Assis" (Luso-Brazilian Review 54.1, 2017), "Conversações do papel e para o papel: ressonâncias machadianas na obra de Carlos Drummond de Andrade" (Journal of Lusophone Studies 1.2, 2016), "Giuseppe Verdi: Macbeth, música de balé" (Revista Osesp 3, 2016), "El montaje en la poesía y en la fotografía de Jorge de Lima" (Líneas de fuga 34, 2014), "A máquina-teatro de Carlos Drummond de Andrade" (Portuguese Studies Review, v. 22, n. 1, 2014), "Rocco e seus corpos" (Alceu, v. 13, n. 26, 2013), "Luzes vagas de estrelas: tempo e poesia em um filme de Visconti" (Alea, v. 12, n. 2, 2010), "Beijos imaginários: uma leitura comparativa dos contos 'Uns braços', de Machado de Assis, e 'O primeiro beijo', de Clarice Lispector" (Metamorfoses 10, 2009) e "Experiência e apropriação na técnica narrativa de Papéis avulsos" (Machado de Assis em linha 1, 2008).

Publicado

2018-12-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Diego, M. da R. L. (2018). Memória musical no diário do conselheiro Aires. Teresa, 1(19), 149-167. https://doi.org/10.11606/issn.2447-8997.teresa.2018.146140