Abordagem da variação terminológica em uma base de dados de combinatórias léxicas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v26i0p223-240Palavras-chave:
Variação terminológica, Base de dados Terminológica, Tradução, Linguagem legal, Terminologia ambientalResumo
O objetivo deste texto é mostrar como o fenômeno da variação linguística é abordado em uma base de dados on-line orientada para o tradutor, contendo combinatórias léxicas da linguagem legal em português, com equivalentes em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Entendemos a variação terminológica como a utilização de formas lexicais diferentes para referir o mesmo conceito ou expressar a mesma função no contexto discursivo da comunicação especializada. A variação abrange mudanças morfológicas e sintáticas, inserção de itens e ocorrência de sinonímia. Primeiro, delineamos nosso quadro referencial teórico; depois de descrever e categorizar as combinatórias variantes, coletadas em um corpus comparável multilíngue da legislação ambiental, comentamos sua disposição na microestrutura da base.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
2015-12-29
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Anna Maria Becker Maciel, Patrícia Chittoni Ramos Reuillard
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Maciel, A. M. B., & Reuillard, P. C. R. (2015). Abordagem da variação terminológica em uma base de dados de combinatórias léxicas. Tradterm, 26, 223-240. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v26i0p223-240