Abordagem da variação terminológica em uma base de dados de combinatórias léxicas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v26i0p223-240Palavras-chave:
Variação terminológica, Base de dados Terminológica, Tradução, Linguagem legal, Terminologia ambientalResumo
O objetivo deste texto é mostrar como o fenômeno da variação linguística é abordado em uma base de dados on-line orientada para o tradutor, contendo combinatórias léxicas da linguagem legal em português, com equivalentes em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Entendemos a variação terminológica como a utilização de formas lexicais diferentes para referir o mesmo conceito ou expressar a mesma função no contexto discursivo da comunicação especializada. A variação abrange mudanças morfológicas e sintáticas, inserção de itens e ocorrência de sinonímia. Primeiro, delineamos nosso quadro referencial teórico; depois de descrever e categorizar as combinatórias variantes, coletadas em um corpus comparável multilíngue da legislação ambiental, comentamos sua disposição na microestrutura da base.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Referências
Publicado
2015-12-29
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos autorais (c) 2023 Anna Maria Becker Maciel, Patrícia Chittoni Ramos Reuillard

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Maciel, A. M. B., & Reuillard, P. C. R. (2015). Abordagem da variação terminológica em uma base de dados de combinatórias léxicas. Tradterm, 26, 223-240. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v26i0p223-240






