(Re)pensando a interpretação forense Português-Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v45p94-123

Palavras-chave:

Interpretação Forense, Estratégias, Equivalência Legal, Libras

Resumo

Pautando-se no papel da interpretação forense para a garantia dos princípios da isonomia e do devido processo legal, este artigo visa (re)pensar a práxis a partir de um quase-experimento de interpretação simultânea envolvendo dois participantes (um com conhecimento de domínio em interpretação forense e outro sem esse conhecimento). Testou-se o impacto do conhecimento de domínio para o produto, do ponto de vista dos erros e estratégias/táticas de ordem linguística. Partiu-se da hipótese de que o conhecimento de domínio obtido via formação específica otimiza a “equivalência legal” entre a mensagem-alvo e a mensagem-fonte. Os resultados sugerem indícios para sustentar a hipótese e, ao mesmo tempo, apontam decisões interpretativas que comprometem os princípios. Destaca-se, assim, a interpretação forense como uma práxis altamente especializada que requer formação específica.

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Biografia do Autor

  • Igor Antônio Lourenço da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

    Igor Antônio Lourenço da Silva possui graduação em Letras - Inglês / Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003 e 2004, respectivamente), especialização em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (2005) e mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007 e 2012, respectivamente). Realizou parte de seu doutoramento, com bolsa concedida pela CAPES, na Universidade do Sarre (Alemanha). Tem experiência na área de Linguística, Linguística Aplicada e Estudos da Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagem processual da tradução, tradução humana e tradução automática, pós-edição e revisão, expertise por interação, abordagem discursiva da tradução, rastreamento ocular (eye tracking), Linguística de Corpus, Linguística Sistêmico-Funcional. Trabalhou como pesquisador assistente (wissenschaftlicher Mitarbeiter) na Universidade do Sarre (Alemanha) e foi professor visitante na Universidade de Macau (China). Atualmente trabalha como Professor Adjunto na Universidade Federal de Uberlândia, onde leciona no Curso de Bacharelado em Tradução. Tem experiência como tradutor inglês-português-inglês e revisor, principalmente na área acadêmica, nos campos da linguística, medicina, administração e contabilidade. É autor de artigos científicos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. É editor da Revista Letras & Letras.

  • Lucas Gonçalves Dias, Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

    Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Bacharel em Letras-Libras: Tradução e Interpretação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Proficiente em Tradução e Interpretação de Libras/Português (Prolibras/INES/UFSC/INEP/MEC). Técnico em Tradução e Interpretação de Libras/Português (SEDU/ES). Tradutor e Intérprete Forense (TRF3/UNB/LAWCITE); Experiência como docente no Curso Técnico de Tradução e Interpretação de Libras/Português pela Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU/ES), como Tradutor-Intérprete de Libras/Português (TILSP), principalmente na modalidade interpretativa Simultânea em diferentes Contextos Comunitários (educacional, clínico e jurídico), Conferência (TV, Palestras, reunião de cúpula, debates, outros) e Artístico (teatros, cinema, show, outros); como intérprete e consultor de acessibilidade de empresas da Grande Vitória (Serra; Vitória; Vila-Velha; Cariacica e Guarapari). Membro do Grupo de Pesquisa - LingCognit: escolhas tradutórias e interpretativas das línguas naturais (UFES/PRPPG/PPGEL) e do GESTE - Grupo de Estudos em Expertise (UFU/PPGEL).

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Número Especial - Libras, Lexicografia e Cultura

Como Citar

Silva, I. A. L. da, & Dias, L. G. . (2023). (Re)pensando a interpretação forense Português-Libras. Tradterm, 45, 94-123. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v45p94-123