A modalidade tradutória audiodescrição poética como prática, recurso e arte

Autori

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v48.223961

Parole chiave:

Tradução, acessibilidade, audiodescrição poética

Abstract

Este artigo objetiva analisar o trabalho de Audiodescrição poética (ADp) proposto para o livro infantil O Jabuti não tá nem aí (2021), de Itamar Assumpção, com ilustrações de Dalton Paula. O livro faz parte do programa Leia para uma criança, promovido pelo Itaú Social, que disponibiliza livros audiovisuais com múltiplos recursos de acessibilidade. A análise da ADp deste livro, que foi finalista do Prêmio Jabuti e recebeu o selo altamente recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), pretende mostrar como este processo tradutório se materializa como um recurso de acessibilidade para a formação leitora de crianças cegas. Ao considerar que a ADp busca produzir roteiros de audiodescrição como expressão artística (Menezes 2019), legitima-se a existência de processos de expansões de sentido na tradução do visual em verbo-auditivo, além de mobilizar movimentos de expansões interpretativas e sensoriais.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Liliam Cristina Marins, Universidade Estadual de Maringá

    Graduada em Letras habilitação Português-Inglês/UEM (2007), Mestre em Letras/UEM (2010), Doutora em Letras/UEM (2013) e Pós-doutora no Programa de Estudos linguísticos e literários em Inglês (DLM-USP). Atualmente é professora Associada do quadro efetivo do Departamento de Letras Modernas da Universidade Estadual de Maringá e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da referida instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do leitor, literatura, tradução e audiodescrição.

Riferimenti bibliografici

ALBIR, A. H. A Aquisição da competência tradutória: aspectos teóricos e didáticos. In: PAGANO, A.; MAGALHÃES, C.; ALVES, F. Competência e tradução. Cognição e discurso. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, p. 15-57.

ALVES, S. F.; TEIXEIRA, C. R. Audiodescrição para pessoas com deficiência visual: princípios sociais, técnicos e estéticos. IN: SANTOS; C.; BESSA, C. R.; LAMBERTI, F. (org). Tradução em Contextos Especializados. Brasília: Editora Verdana, 2015, p. 417-441.

ASSUMPÇÃO, I. O jabuti não tá nem aí. São Paulo: Editora Caixote, 2021.

BRAHEMCHA, F. A cores ou em cores, afinal? In: PERROTTI-GARCIA, A. J.; BRAHEMCHA, F. (Org.). Ao vivo e a cores: relatos de casos de audiodescrição de eventos ao vivo. São Paulo: Editora Livro falante, 2021, p. 12-16.

BARBOSA, Luciane Maria Molina. Esculpindo imagens com palavras: a consultoria em audiodescrição. In: PERROTTI-GARCIA, A. J.; BRAHEMCHA, F. (Org.). Ao vivo e a cores: relatos de casos de audiodescrição de eventos ao vivo. São Paulo: Editora Livro falante, 2021, p. 29-38.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995, p. 235-263.

CARVALHO, W. J. A; LEÃO, B. A; PALMEIRA, C. T. Locução e audiodescrição nos estudos de tradução audiovisual. Trabalhos de Linguística Aplicada, Campinas, n. 56.2, p. 359-378, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/RMYkBwCGmp63KpKZhDTfyQy/?format=pdf&lang=pt.

FERRARI, L. Deficiência, linguagem e decolonialidade: e se pensássemos o mundo a partir da deficiência? In: IFA, S.; MENICONI, F. C.; NASCIMENTO, A. K. (Org.). Linguística aplicada na contemporaneidade: práticas decoloniais, letramentos críticos e discurso no ensino de línguas. 1. ed. Campinas: Pontes, 2023, p. 68-87.

FRANCO, E. Uma tarde no museu com Jorge Amado: relato de uma visita guiada com audiodescrição para o público com deficiência intelectual. In: PERROTTI-GARCIA, A. J.; BRAHEMCHA, F. (Org.). Ao vivo e a cores: relatos de casos de audiodescrição de eventos ao vivo. São Paulo: Editora Livro falante, 2021, p. 114-135.

FROTA, M. P. Tradução, pós-estruturalismo e interpretação. Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 83-90, 1996. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/traducao/article/view/5077. Acesso em: 10 abr. 2024.

GALVÃO, M. S. P.; BELTRAMINI, F. B. O pensar inclusivo no poder criativo de projetos de eventos: um benefício para a acessibilidade. In: PERROTTI-GARCIA, A. J.; BRAHEMCHA, F. (Org.). Ao vivo e a cores: relatos de casos de audiodescrição de eventos ao vivo. São Paulo: Editora Livro falante, 2021, p. 357-370.

HANKE, J. Ampliação do público machadiano: a ação do mercado editorial. 2023. 156 p. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2023. Disponível em: https://ple.uem.br/teses-edissertacoes/doutorado-2020/doutorado-2023-2025. Acesso em: 10 abr. 2024.

ITAÚ SOCIAL, LEIA COM UMA CRIANÇA: LIVROS AUDIOVISUAIS ACESSÍVEIS. O jabuti não tá nem aí. 2021. Disponível em: https://www.itausocial.org.br/leia-para-uma-crianca-livrosacessiveis/chapeuzinho-amarelo/. Acesso em: 09 abr. 2024.

MAIS DIFERENÇAS. Educação e cultura inclusivas. Disponível em: https://maisdiferencas.org.br/. Acesso em: 10 abr. 2024.

MENEZES, M. ADp: framework de audiodescrição poética. 2019. 253 p. Tese (Doutorado) – Universidade De Brasília, Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36020. Acesso em: 04 abr. 2024.

MOTTA, L. M. V. M., ROMEU FILHO, P. Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010.

NASCIMENTO, G. Entre o lócus de enunciação e o lugar de fala: marcar o nãomarcado e trazer o corpo de volta na linguagem. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 60, n. 1, p. 58-68, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661808. Acesso em: 15 ago. 2024.

ROYAL NATIONAL INSTITUTE OF BLIND PEOPLE. Audio description for children. 2006. Texto publicado no site do RNIB. Disponível em: https://access2arts.org.au/wpcontent/uploads/2017/02/AD_for_Children_Guidelines.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.

SÁ, L. R. S. Audiodescrição em livros e publicações curtas. In: SÁ, L. R. S.; HUBERT, L.; NUNES, J. S. Introdução à audiodescrição. Brasília: ENAP, 2020, p. 5-8.

TATIT, P. Posfácio. In: ASSUMPÇÃO, I. O jabuti não tá nem aí. São Paulo: Editora Caixote, 2021.

TURCHI, M. Z. O estatuto da arte na literatura infantil e juvenil. In: TURCHI, M. Z.; SILVA, V. M. T. Literatura Infanto-Juvenil: Leituras críticas. Goiânia: Editora da UFG, 2002, p. 23-31.

VERGARA-NUNES, E. Audiodescrição Didática. 2016. 411 p. Tese (Doutorado) – Florianópolis, SC, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167796. Acesso em: 10 abr. 2024.

Pubblicato

2025-09-10

Come citare

Marins, L. C. (2025). A modalidade tradutória audiodescrição poética como prática, recurso e arte. Tradterm, 48, 153-176. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v48.223961