O acesso desigual ao conhecimento científico

Autor/innen

  • Charles Tilly Sem registro de afiliação

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702006000200003

Schlagwörter:

Conhecimento científico, Desigualdades, Desigualdade categórica, Identidades

Abstract

Aqui são tratadas algumas questões relativas ao acesso desigual ao conhecimento científico que afeta o bem-estar humano: controle sobre sua produção e distribuição e acesso a esse conhecimento por pessoas cujo bem-estar será ou poderá ser afetado por ele. Certamente não fornecerei respostas convincentes e abrangentes às questões, mas pretendo mostrar por que e como elas são importantes. O acesso ao conhecimento científico envolve os temas da ação, da identidade e da liberdade em três aspectos distintos. Em primeiro lugar, a produção e a distribuição de conhecimento científico dependem de agentes informados que, de forma quase inevitável, reservam o conhecimento para vantagem própria e de seus financiadores. Em segundo lugar, o controle sobre o conhecimento científico se organiza em torno de fronteiras definidoras de identidade, que dividem, de um lado, os que têm direitos a esse conhecimento e, de outro, os que carecem de tais direitos. Em terceiro lugar, a superação das barreiras entre os beneficiários e as vítimas do acesso desigual exige, normalmente, a ação heróica de advogados e autoridades políticas.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Literaturhinweise

ANNAN, Kofi. (2003), “A Challenge to the World’s Scientists”. Science 299, 7 mar. p.1485.

BRUBAKER, Rogers. (2005), “Ethnicity without Groups”. In: ADAMS, Julia; CLEMENS, Elisabeth S. & ORLOFF, Ann Shola (eds.), Remaking Modernisty Politics, History, and Sociology. Durham, North Carolina, Duke University Press, pp. 470-492.

DEATON, Angus. (2003), “Health, Inequality, and Economic Development”. Journal of Economic Literature, 41: 113-158.

FREUDENBERG, William R. (2005), “Seeding Science, Courting Conclusions: Reexamining the Intersection of Science, Corporate Cash, and the Law”. Sociological Forum, 20: 3-33.

HIRSCHMAN, Albert O. (1991), The Rhetoric of Reaction. Perversity, Futility, Jeopardy. Cambridge, Harvard University Press.

INTERNET WORLD STATS. (2005), “Internet World Stats. Usage and Population Statistics”. www.internetworldstats.com/top20.htm, consultado em 07/06/2005.

KENNEDY, Donald. (2005), “Bayh-Dole: Almost 25”. Science, 307: 1375.

LANG, James. (2001), Notes of a Potato Watcher. College Station, Texas A&M University Press.

NARAYAN, Deepa & PETESCH, Patti (eds.). (2002), Voices of the Poor. From Many Lands. Nova York/Washington, DC, Oxford University Press/World Bank.

PARAJE, Guillermo; SADANA, Ritu & KARAM, Ghassan. (2005), “Increasing International Gaps in Health-Related Publications”. Science, 308: 959-960.

POSNER, Richard A. (2005), “Intellectual Property: The Law and Economics Approach”. Journal of Economic Perspectives, 19: 57-74.

SCIENCE. (2006), “Qatar Taps Wells of Knowledge”. Science, 312: 46-47, abr.

SEN, Amartya. (1995), “The Political Economy of Targeting”. In: VAN DE WALLE, Dominique & NEAD, Kimberly (eds.). Public Spending and the Poor: Theory and Evidence. Baltimore, John Hopkins University Press, pp. 11-24.

TILLY, Charles. (1998), Durable Inequality. Berkeley, Univesity of California Press.

TILLY, Charles. (2005a), Identities, Boundaries, and Social Ties. Boulder, Colorado, Paradigm Press.

TILLY, Charles. (2005b), “Historical Perspectives on Inequality”. In: ROMERO, Mary & MARGOLIS, Eric (eds.). The Blackwell Companion to Social Inequalities. Oxford, Blackwell, pp. 15-30.

UNDP (United Nations Development Program). (2001), Human Development Report 2001. Nova York, Oxford University Press.

UNDP (United Nations Development Program). (2004), Human Development Report 2004. Nova York, UNDP.

Veröffentlicht

2006-11-01

Ausgabe

Rubrik

Dossiê - Sociologia da Desigualdade

Zitationsvorschlag

Tilly, C. (2006). O acesso desigual ao conhecimento científico . Tempo Social, 18(2), 47-63. https://doi.org/10.1590/S0103-20702006000200003