As Ciências Sociais e a Pesquisa Sobre Educação

Autor/innen

  • Aparecida Joly Gouveia Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.1590/ts.v1i1.83333

Schlagwörter:

Pesquisa sobre Educação - Brasil, Sociologia da educação, Temas e métodos

Abstract

Focaliza-se neste artigo a participação das Ciências Sociais na pesquisa brasileira sobre a educação a partir da década de cinquenta, quando esse campo de estudos encontrou condições favoráveis no clima criado pelo desenvolvimentismo. Desde então, afetadas em certa medida por mudanças no panorama político nacional mas influenciadas também por movimentos de idéias surgidos em outros países, a temática e a orientação teórico-metodológica das pesquisas sofreram alterações ao longo do tempo, acentuando-se em certos períodos a preponderância de determinados temas ou a hegemonia de um ou outro paradigma. Dentre as ciências sociais, a sociologia é a que mais se tem aplicado ao estudo da educação. Embora de várias maneiras a escolarização - principal objeto das pesquisas realizadas - possa se efetuada pela atuação do Estado, raras são as que têm sido realizadas por cientistas políticos.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografie

  • Aparecida Joly Gouveia, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Professora Titular do Departamento de Sociologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

Veröffentlicht

1989-06-01

Ausgabe

Rubrik

Artigos

Zitationsvorschlag

Gouveia, A. J. (1989). As Ciências Sociais e a Pesquisa Sobre Educação. Tempo Social, 1(1), 71-79. https://doi.org/10.1590/ts.v1i1.83333